Em Barra do Corda

Trabalhadores rurais acampam na sede do Incra em Barra do Corda

As famílias de trabalhadores rurais cobram a exoneração do diretor do Incra.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Trabalhadores rurais ocupam a sede do Incra em Barra do Corda.
Trabalhadores rurais ocupam a sede do Incra em Barra do Corda. (Foto: Divulgação/ Cleiton de Brito Silva)

BARRA DO CORDA – Famílias de trabalhadores rurais de três acampamentos dos municípios de Barra do Corda e Tumtum estão acampadas na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Barra do Corda. As famílias cobram a exoneração do diretor da unidade do Incra, Domingos Augusto e avanço na desapropriação de áreas na região que compreendem os dois municípios.

A manifestação teve início na noite dessa segunda-feira (7), quando as famílias chegaram à sede proveniente dos acampamentos Lagoa da Floresta, Nossa Vitória, PA Ourives e Assentamento Bom Jesus em Barra do Corda e, ainda, do Acampamento Duas Cachoeiras PA Chapadinha, em Tumtum.

De acordo com o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Acampamento Lagoa da Floresta, Cleiton de Brito Silva, a ocupação ocorre de forma pacífica. Apesar disso, ele disse que houve um momento mais tenso quando um funcionário do Incra tentou cortar as faixas do movimento com um facão.

“Nós queremos uma posição do superintendente estadual do Incra sobre a exoneração do atual diretor do Incra de Barra do Corda, que não vem fazendo um bom trabalho e favor dos trabalhadores”, disse Cleiton Brito em entrevista por telefone ao Imirante Imperatriz , acrescentando que há indícios até de irregularidades na gestão do diretor.

A presidente da associação dos trabalhadores rurais do PA Ourives, disse que as famílias só deixarão a sede da unidade do Incra após se reunir com o superintendente estadual da instituição, que já foi avisado do movimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.