SÃO LUÍS – O conselheiro e presidente substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, garantiu nessa quinta-feira (15), que a expansão da internet 4G no país pode ser feita sem prejuízo às transmissões de TV aberta, que alcança, atualmente, 96% da população brasileira. Com base numa série de testes realizados pela Anatel, ele informou ser possível adoção de medidas técnicas para impedir eventuais interferências nos sistemas.
Ele foi um dos participantes da audiência realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) sobre as consequências do uso da banda de frequência de 700 MHz – atualmente ocupada pela TV aberta – para a expansão da internet de quarta geração no Brasil.
No dia 2 de maio, a Anatel publicou a proposta de edital para a licitação da faixa. A proposta ficará em consulta pública por 30 dias e a previsão é que o leilão seja feito em 30 de agosto.
Jarbas Valente alertou para o fato de que todo serviço de telecomunicações está sujeito a interferências e que é possível a adoção de providências técnicas para evitá-las. Ele tranquilizou os senadores afirmando que nenhum país realizou tantos testes como o Brasil. Segundo Jarbas, empresas participaram de simulações que envolveram os piores cenários possíveis. "O mundo demanda mais banda para celulares. O Brasil, por exemplo, já passou de um celular por pessoa. Por outro lado temos a TV aberta, de grande alcance, por isso é preciso ter cuidado com dois serviços de tamanha importância", afirmou.
Jarbas Valente disse, ainda, que serão tomadas medidas de atenção social e precaução, como a distribuição de filtros de recepção de TV para cada família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Saiba Mais
- Sinal de telefonia móvel 4G pode chegar em áreas rurais
- Serviço de internet 4G termina o ano alcançando 74 municípios do país
- Conselho de Comunicação faz debate interativo sobre ampliação da oferta de tecnologia 4G
- Canais de TV aberta serão usados para ampliar cobertura de 4G
- Governo tentará evitar interferência da 4G no sinal das TVs
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.