SÃO PAULO - O preço da gasolina está atualmente cerca de 25% acima da média dos preços no exterior. Há 12 meses seguidos a gasolina no Brasil está bem mais cara no exterior, segundo dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
O levantamento mostra que a diferença nos preços já chegou a 49,1% em fevereiro, e fechando agosto em 23,1%. No acumulado no mês de setembro é esperado que o preço no mercado brasileiro fique 25,5% mais caro.
A última vez em que o preço do mercado interno ficou abaixo do internacional foi em agosto de 2015. Já o preço do óleo diesel nas refinarias nacionais está atualmente 41,3% acima do preço médio internacional. Em janeiro, o valor chegou a enormes 63,6%.
O levantamento do CBIE compara os preços cobrados nas refinarias da Petrobras com os dos combustíveis comprados no Golfo do México (EUA), incluindo custos de transporte.
Saiba Mais
- Fraudes em venda de combustíveis são identificadas em quatro postos no Maranhão
- Petrobras reajusta em 7,12% preço da gasolina para distribuidoras
- Cortes de orçamento levam ANP a reduzir coletas semanais de preços
- Preços da gasolina e do diesel sobem nesta quinta com novo ICMS
- Óleo diesel registra queda de preços nesta semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.