BRASIL - No terceiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 11,8% da população, uma média de 12,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados no dia 27 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números indicam uma pequena melhora em relação ao mesmo período do ano passado, que apontavam 12,1% e aos 12,3% da população desocupada do trimestre em maio de 2019. Esse recuo na estatística deve-se às pessoas que buscaram trabalhar de forma alternativa, como abrir o próprio negócio ou na informalidade, para não ficar sem uma atividade profissional.
Nos meses de outubro, novembro e dezembro, devido às vendas do Dia das Crianças, Natal e a alta demanda de trabalho, principalmente no setor varejista, várias empresas divulgam vagas temporárias, que podem se converter em empregos definitivos, desde que o candidato se empenhe para isso. Segundo Cezar Antônio Tegon, CEO do site de empregos, Vagas Online, organizar as ideias, ter uma boa estratégia, pretensão salarial e apresentar resultados de trabalhos anteriores são diferenciais para conquistar uma vaga.
“Sempre orientamos os profissionais a terem uma boa estratégia de busca de emprego. Boas vagas temporárias, em empresas promissoras, que podem render uma oportunidade efetiva são preenchidas logo, então os candidatos precisam ser ágeis. Primeiro, é importante criar um bom currículo, direto e objetivo e com pretensão salarial, pois as empresas usam esse critério para a seleção. Mostrar resultados e o seu diferencial em trabalhos anteriores também acrescentam aos olhos do recrutador. E o passo seguinte é buscar por essas vagas e cadastrar o currículo tanto em sites de empregos como nas áreas ‘trabalhe conosco’, nos sites das empresas”, explica.
Existem ainda outras estratégias após conquistar a chance temporária, com o objetivo de manter o emprego fixo. De acordo com Luciana Tegon, headhunter e sócia diretora da Tegon People Consulting, o funcionário deve ter em mente que esta pode ser apenas uma etapa para um emprego efetivo e duradouro, e por isso, precisa se destacar ainda mais.
Confira dicas importantes dos recrutadores:
- Chegue pontualmente à entrevista com seu currículo atualizado.
- Todos devem se vestir adequadamente. Os homens devem ter a barba, cabelos, dentes e unhas bem cuidados e as mulheres devem tomar cuidado com decotes e saias, para não passar uma má impressão na entrevista. Não se esqueça de que a maioria dos recrutadores é composta por mulheres, que costumam ser muito observadoras e detalhistas.
- Ao ser entrevistado, sente-se confortavelmente, responda ao que lhe for perguntado de forma objetiva, sem rodeios ou mentiras pois o selecionador é treinado para detectar qualquer manobra.
- Não fale gírias ou demonstre intimidade com o selecionador, isso não facilitará seu caminho. Pelo contrário, pode tirá-lo do processo seletivo.
- Se tiver dúvidas, pergunte ao recrutador tudo o que deseja saber e sempre agradeça pela oportunidade. Se a impressão for boa, pode até ser que essa oportunidade não aconteça, mas o recrutador vai sempre se lembrar de você.
Saiba Mais
- Sexismo e machismo são empecilhos para ascensão na carreira federal
- Caged registra criação de 132,7 mil postos de trabalho em outubro
- Jornada 6x1 divide entidades de trabalhadores e patronais
- Fim da escala 6x1 beneficiará mulheres, diz ministra
- Caged registra criação de 247 mil postos de trabalho em setembro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.