BRASIL - De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), até esta sexta-feira, 8 de dezembro, a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) teve adesão de 3.046 (54,69%) municípios e de 14 (51,85%) estados brasileiros. Os gestores das redes de ensino podem aderir à Estratégia até 22 de dezembro, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Segundo o levantamento, a Enec teve adesão dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins. Os estados com mais municípios participando da estratégia, são: Amazonas, com 95,16%; Acre, com 90,91%; Roraima e Sergipe com 80% dos municípios.
Orientações
Nesta segunda-feira (11), a Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, vai realizar na próxima o Encontro Técnico sobre a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
No Encontro Técnico, a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica do Ministério da Educação, Ana Dal Fabbro, vai apresentar o passo a passo detalhado para adesão das redes à Enec. Não é necessário realizar inscrição para acompanhar o webinário. Basta acessar convivaeducacao.org.br/videoconferencia.
Escolas Conectadas
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto n. 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, que visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.
Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800616161 ou pelo chat de Serviços do MEC. Outros esclarecimentos podem ser encontrados na Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
Saiba Mais
- Pandemia ainda impacta educação no Brasil, aponta estudo
- Restrição dos celulares nas escolas: saiba o que muda com a lei
- Projeto de lei que restringe uso de celular em escolas é sancionado pelo presidente Lula
- Pé-de-Meia encerra 2024 com quase 4 milhões de beneficiados
- Mais de 80% dos brasileiros defendem restrição do uso de celulares nas escolas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.