“De Olho nos Olhinhos”

Campanha criada por Tiago Leifert leva conscientização sobre o retinoblastoma a mais de 600 municípios do país

Cerca de 15% dos casos do câncer ocular infantil são descobertos muito avançados, quando já há metástase.

Imirante.com

Campanha criada por Tiago Leifert leva conscientização sobre o retinoblastoma a mais de 600 municípios do país.
Campanha criada por Tiago Leifert leva conscientização sobre o retinoblastoma a mais de 600 municípios do país. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Em 2022, Tiago Leifert e Daiana Garbin criaram a Campanha de Olho nos Olhinhos com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal. Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias pudessem chegar ao tratamento mais rapidamente do que o casal conseguiu. 

Em 2024, a terceira edição da campanha chega a todos os estados do Brasil por meio de parceiros e terá um novo integrante, o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença - o olho de gato - que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica. A campanha chegará a mais de 600 municípios com materiais em 3.100 farmácias parceiras, além de figurar em emissoras de rádio e TV, placas de estádios de futebol, edifícios comerciais e residenciais, aeroportos, estações de trem e metrô, ônibus e embalagens de fraldas. 

No dia 21 de setembro, haverá uma mobilização nacional em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras onde médicos irão participar da ação informativa e esclarecer dúvidas da população sobre o retinoblastoma, além de orientar sobre o que deve ser feito em caso de suspeita da doença. Neste dia, o casal estará em São Paulo conversando com o público nos shoppings Eldorado e Taboão. Lista completa dos eventos em: bit.ly/deolhonosolhinhos24. No dia 19, Leifert estará no Rio de Janeiro para participar de uma ação promovida pela TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer -, em que a estátua do Cristo Redentor será apagada para chamar atenção para o retinoblastoma. 

Apesar do enorme alcance da campanha em 2023, Tiago e Daiana querem ir mais longe, uma vez que casos avançados seguem aparecendo nos centros de referência. No Hospital do GRAACC, referência no tratamento da doença, cerca de 12% a 15% dos novos casos de retinoblastoma são extraoculares, ou seja, escaparam de dentro do olho. "Quando diagnosticado precocemente e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando demoramos muito para detectar e esse tumor sai do olho, surgindo as metástases, que colocam em risco a vida desta criança. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura", alerta a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC. 

A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhar na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado. 

"Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago. Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”. 

O médico oncologista pediatra e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, reforça a importância de fazer com que mais gente procure atendimento médico rapidamente ao menor sinal suspeito. "Iniciativas como a da TUCCA ou a da Campanha De Olho nos Olhinhos reforçam a nossa missão de olhar não apenas para o tratamento, mas também buscam formas de chamar atenção do público do que é realmente importante, especialmente no caso do retinoblastoma, que é o diagnóstico precoce. Hoje nós temos tratamentos com condições de salvar a vida e também a visão das crianças. Queremos que mais gente saiba disso, que mais gente se beneficie desses conhecimentos", explica. A TUCCA mantém um ambulatório de oncologia pediátrica em parceria com o Santa Marcelina Saúde, localizado na Zona Leste de São Paulo, e além de atender dezenas de crianças, também tem inspirado outros países, como França e Espanha, a adotarem campanhas populares de conscientização sobre o retinoblastoma. 

Os sintomas mais comuns da doença são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita. 

Sobre a De Olho nos Olhinhos e apoiadores 

De Olho nos Olhinhos é uma campanha sem fins lucrativos e conta com a ajuda de diversos profissionais que abraçaram a causa e trabalham de forma voluntária. A criação dos materiais ficou sob responsabilidade da agência Ogilvy, uma empresa do grupo WPP, maior conglomerado de publicidade do mundo, que também cedeu o talento de seu braço de produção audiovisual, a Hogarth. A Sailor Studio é a responsável pela ilustração do gatinho "Flash" e também pela animação 2D e edição dos vídeos com o novo mascote da campanha. Além disso, a Pridea Comunicação assumiu a parte de imprensa e Relações Públicas da campanha. A execução dos eventos está a cargo da agência 828. 

A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), GRAACC, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.