Apuração das urnas

TSE vai adiar divulgação resultado de apuração em municípios menores

O pleito de 2024 será a primeira eleição municipal com a unificação dos horários de votação, das 8h às 17h de Brasília — o que significa, por exemplo, que o eleitor do Acre deve ter de votar das 6h às 15h.

Ipolítica, com informações do Conjur

Resultado da eleição em municípios menores não será divulgado em tempo real
Resultado da eleição em municípios menores não será divulgado em tempo real ((Eleições))

BRASÍLIA - A Justiça Eleitoral vai adiar a divulgação do resultado das zonas eleitorais nos municípios que tiverem menos de 200 mil habitantes, onde está descartada a disputa de um eventual segundo turno.

Os dados sobre o levantamento eletrônico de votos nos municípios menores somente serão divulgados na reta final de apuração em todo o país. A medida foi anunciada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a ministra, a decisão consiste em evitar eventual sobrecarga nos sistemas de divulgação do próprio tribunal.  

O pleito de 2024 será a primeira eleição municipal com a unificação dos horários de votação, das 8h às 17h de Brasília — o que significa, por exemplo, que o eleitor do Acre deve ter de votar das 6h às 15h.

Leia também: TV Mirante realiza debate com candidatos a prefeito de Timon e Balsas

Isso impõe ao TSE apurar e divulgar votos em mais de 5 mil municípios e destinados a cerca de 465 mil candidatos ao mesmo tempo. Por esse motivo ficou decidido que os resultados não serão informados em tempo real em sua totalidade.

A mudança diz respeito à votação em cada zona eleitoral, que será divulgada em tempo real apenas nas cidades onde pode haver segundo turno.

“Queremos que o eleitor tenha segurança e eficiência na apresentação de dados, sem possibilidade de sobrecarga do sistema ou demora maio”, justificou a ministra Cármen Lúcia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.