BRASÍLIA - A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal fará um balanço das eleições municipais de 2024, sob a ótica de gênero e raça, em audiência pública interativa a ser realizada nesta quinta-feira (28), com início às 9h.
A audiência tem como objetivo aprofundar a participação de mulheres, pessoas negras, povos tradicionais e população LGBTQIA+ na representatividade dos grupos majoritariamente sub-representados nos cargos eletivos, destaca o senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH e propôs a realização do debate.
No requerimento de realização da audiência pública (REQ 61/2024-CDH), Paulo Paim observa que, embora a participação política de mulheres e minorias étnicas seja essencial para a verdadeira representatividade democrática, evidências indicam que essas populações ainda enfrentam barreiras significativas para uma plena inclusão no processo eleitoral.
Leia também: Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF
Convidados
O debate contará com a participação, já confirmada, dos seguintes convidados:
- Richelle Costa, representante do Mulheres Negras Decidem
- Cristiane Ribeiro, co-diretora do Instituto de Estudos Socioeconômicos
- Luana Santos de Oliveira, ex-candidata a vereadora (PDT) em Balneário Camboriú (SC)
- Kleber Karipuna, coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)
- Pérola Sampaio, bacharel em direito, psicopedagoga clínica e institucional e integrante da Coordenação Executiva da Associação de Juristas pela Democracia e do Movimento Pretistas
- Juliana Araujo, representante da Organização Vote LGBT
- Munah Malek, co-diretora-executiva d'A Tenda das Candidatas
- Maria José de Souza Silva, quilombola e lider comunitária, professora, graduada em pedagogia e pós-graduada em neuropsicopedagogia
Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
Saiba Mais
- Lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas é sancionada
- Setor imobiliário pede redução maior nas alíquotas de IBS e CBS
- Senado foi evacuado após explosão com morte na praça dos Três Poderes
- CPI das Bets será instalada no Senado nesta terça-feira
- Projeto cria sistema de 'botão de emergência' para motoristas profissionais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.