BRASÍLIA - O Projeto de Lei 4058/24, em análise na Câmara dos Deputados, estabelece requisitos para a concessão de prisão domiciliar por falta de vaga em presídio adequado ao cumprimento da pena do preso.
Pelo texto, a concessão deverá ser precedida pela adoção de três providências:
- a saída antecipada de presos próximos da progressão ou extinção da pena para garantir espaço;
- a monitoração eletrônica; e
- a aplicação de penas alternativas.
A proposta é de autoria do deputado Marangoni (União-SP) e altera o Código Penal. O objetivo, de acordo com ele, é garantir que as decisões judiciais não sejam enfraquecidas pela ausência de estabelecimentos penais adequados no país.
“Em um cenário de crise no sistema prisional, é inaceitável que a impunidade se propague por meio de brechas legais, especialmente quando vidas inocentes são constantemente afetadas pela violência e pelo crime”, disse Marangoni.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba Mais
- Câmara aprova direito de exclusão da internet de dados de criança vítima ou testemunha de violência
- Projeto limita suspensão de contas de usuários em redes sociais
- Líderes definem comando das comissões permanentes da Câmara
- Câmara começa a discutir projeto que regulamenta a inteligência artificial no Brasil
- Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.