BRASIL - Foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4325/24 estabelece reserva de 10% a 15% dos recursos dos fundos eleitoral e partidário para candidaturas de pessoas com deficiência.
O texto também iguala o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão ao percentual de recursos repassados pelos fundos a essas candidaturas.
Para o autor, deputado Duarte Jr (PSB-MA), os recursos atuais são insuficientes para aumentar a quantidade de pessoas com deficiência eleitas nas casas legislativas. Ele argumenta que essas candidaturas precisam de investimentos adicionais, como a contratação de veículos adaptados a cadeirantes, intérpretes de Libras e outros recursos de acessibilidade.
"Tais adaptações tornam as campanhas consideravelmente mais caras, dificultando a igualdade de condições em relação a outros candidatos. Esse é um dos fatores que contribui para a baixa competitividade e, consequentemente, para a baixa representatividade nas casas legislativas", observou.
PRÓXIMOS PASSOS
A proposta será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto precisa ser apreciado pelo Plenário.
Para virar lei, proposta precisa ser aprovada por deputados e senadores.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Saiba Mais
- Projeto de anista aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro não será pautada
- Condenados por violência podem ser proibidos de se inscreverem na OAB
- Projeto determina que busca por pessoas desaparecidas se inicie nas primeiras 24 horas
- Governo deve recompor R$ 14,5 bi do Orçamento ao longo deste ano
- Projeto institui política de saúde mental para pessoas trans
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.