BRASIL - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, nessa quarta-feira (26), que todos os cremes dentais da marca Colgate Clean Mint sejam interditadas após reações adversas ao uso. Segundo a Anvisa, a interditação do produto tem prazo previsto por lei em 90 dias. No entanto, a marca Colgate tem espaço para recorrer a decisão.
Segundo a Anvisa, oito notificações envolvendo 13 casos de "eventos adversos" com o creme foram registrados entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. Dentre os principais sintomas relatados são inchaço, dormência nos lábios e na boca, boca seca, vermelhidão, gengiva irritada e ardência.
A pasta Colgate Total Prevenção Ativa começou a ser comercializado em julho de 2024. A fórmula utiliza fluoreto de estanho, enquanto a versão anterior usava fluoreto de sódio. Mesmo com a repercussão inicial no caso, a empresa garantiu que a mudança na fórmula é segura. Segundo a Colgate, o fluoreto de estanho é uma fórmula segura, eficaz e usada em todos os cremes dentais ao redor do mundo.
A Colgate relatou que essa nova fórmula é resultado de uma pesquisa que trabalhou com testes extensivos com consumidores. A empresa informou que uma pequena minoria das pessoas podem sentir sensibilidade a alguns ingredientes, como o fluoreto de estanho, corantes e sabores. Diante dessas situações, a empresa recomenda que os consumidores não usem o produto.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.