Judiciário

Todos sabem minha posição sobre mulheres no STF, diz Cármen Lúcia

Ministra destacou importância da presença feminina no STF, mas não comentou indicação específica após aposentadoria de Barroso

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF)
Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

SÃO PAULO – A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, evitou fazer um pedido direto ao presidente da República sobre a escolha do novo membro da corte, após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. Ela reafirmou a importância da participação feminina no STF, mas não comentou sobre nomes específicos.

“Eu não posso me manifestar por uma coisa que é da minha casa. Se eu fizer um pedido dirigido ao presidente da República, amanhã ele pode pedir alguma coisa à juíza”, disse Cármen Lúcia, na noite dessa quinta-feira (16), no Sesc Pinheiros, em São Paulo, durante um evento.

Defesa da presença feminina no STF

Questionada sobre a possibilidade de a vaga aberta ser ocupada por uma mulher, a ministra afirmou:

“Todos sabem a minha posição sobre a questão das mulheres [no STF], mas não [falo] em específico. Juiz não pede porque não pode receber, na minha compreensão.”

Cármen Lúcia reforçou que sua declaração reflete princípios institucionais, e que não faria solicitações sobre indicações judiciais diretamente ao presidente da República.

Aposentadoria de Barroso e indicação do novo ministro

A aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (15). Com a publicação, Barroso deixará o cargo neste sábado (18).

Cabe agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar o novo ministro do STF. Até o momento, não há prazo definido para a indicação, e o processo seguirá os trâmites constitucionais e regimentais da corte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.