Comissão de Segurança

Separação de presos por facções será debatida na Câmara

Comissão de Segurança da Câmara vai discutir em audiência pública, separação de presos por facções criminosas no Brasil.

Agência Câmara

Presos passaram a ser separados por facções criminosas nos presídios do país
Presos passaram a ser separados por facções criminosas nos presídios do país (Ricardo Wolffenbüttel / SECOM)

BRASÍLIA -A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (28), audiência para discutir a separação de presos por facções criminosas e o controle exercido por essas organizações nos presídios.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 6, a pedido do deputado Capitão Alden (PL-BA).

A separação de detentos por facção busca evitar conflitos e garantir a integridade dos presos. Apesar disso, Capitão Alden pondera que a prática pode fortalecer as facções, ampliando o poder delas de recrutar e controlar presos.

Leia também: Secretário de Segurança critica divulgação de fake news sobre ataques na Ilha

"É imprescindível, portanto, um debate aprofundado sobre a eficácia dessa política e seus impactos a curto e a longo prazo", argumenta. Ele quer avaliar alternativas que "promovam a segurança, reduzam a influência das facções e estejam alinhadas aos objetivos da execução penal, como a ressocialização dos presos".

População carcerária do Brasil em 2024 era de 852.010 pessoas

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024 havia 852.010 pessoas presas no Brasil (incluindo presos provisórios). A grande maioria era homens (805.291). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.