BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir nas próximas horas com o senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro ainda não consta na agenda oficial do presidente para esta segunda, mas foi confirmado por interlocutores do parlamentar.
A informação foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo O GLOBO. Weverton deve apresentar o parecer sobre a indicação de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (3).
Planalto quer reduzir resistência de senadores a Jorge Messias
Nos bastidores, o Palácio do Planalto atua para reduzir a resistência de senadores ao nome do advogado-geral da União, inclusive do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Parlamentares do centrão ficaram insatisfeitos com a decisão de Lula de preterir o nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), preferido por parte do grupo, na escolha para ocupar a vaga aberta no STF com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Alcolumbre decidiu pautar sabatina de Jorge Messias
Mesmo diante do cenário adverso, Alcolumbre decidiu pautar a sabatina de Jorge Messias para o dia 10 de dezembro. Para que a sessão ocorra, porém, ainda é necessário que o Planalto envie ao Congresso a mensagem formalizando a indicação.
Leia também: André Campos aceita convite de Brandão e assumirá a AGEM
O envio do documento vem sendo postergado pelo governo, movimento que é interpretado por parlamentares do centrão como uma estratégia para garantir mais tempo de articulação política em favor de Messias, na tentativa de ampliar seu apoio no Senado e assegurar a aprovação do nome.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.