saúde de Bolsonaro

Bolsonaro passou mal na Papudinha e segue monitorado, diz Carlos

Ex-presidente teve tontura durante caminhada, apresentou pico de pressão e recebeu atendimento médico na unidade prisional em Brasília.

Ipolítica, com informações do g1

Bolsonaro passou mal na Papudinha e segue monitorado.
Bolsonaro passou mal na Papudinha e segue monitorado. (Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

BRASIL - O ex-presidente Jair Bolsonaro passou mal nesta segunda-feira (16) na unidade prisional conhecida como Papudinha, em Brasília, segundo informou o vereador Carlos Bolsonaro. De acordo com a publicação, Bolsonaro passou mal durante a tarde e segue sendo monitorado pela equipe médica da unidade.

“Fui informado há pouco que o Presidente @jairbolsonaro passou mal novamente hoje à tarde e segue sendo monitorado após o ocorrido. Infelizmente não tenho mais informações! Sem palavras!”, escreveu Carlos em rede social.

Minutos depois, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou o episódio e afirmou que Bolsonaro passou mal durante uma caminhada, apresentando tontura e pico de pressão.

Bolsonaro passou mal durante caminhada

Segundo Michelle, o ex-presidente teve um quadro de tontura enquanto realizava atividade física.

“Hoje, durante a caminhada, ele teve tontura e apresentou um pico de pressão. Foi atendido pelo médico plantonista. Conseguiu tomar o seu caldo e já estava fazendo a fisioterapia”, publicou.

Ela informou ainda que a pressão foi estabilizada após atendimento médico.

Bolsonaro está preso desde 15 de janeiro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), conhecido como Papudinha, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, no Jardim Botânico.

Garantias médicas determinadas pelo STF

Na decisão que autorizou a transferência para a unidade, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou uma série de garantias relacionadas à saúde do ex-presidente.

Entre as medidas estabelecidas estão:

  • Assistência médica integral 24 horas por médicos particulares previamente cadastrados
  • Transferência imediata para hospital em caso de urgência, com comunicação ao STF em até 24 horas
  • Autorização para sessões de fisioterapia nos dias e horários indicados pelos médicos
  • Alimentação especial, com indicação da pessoa responsável pela entrega

Como é a Papudinha

Bolsonaro está custodiado no Núcleo de Custódia da Polícia Militar (NCPM), estrutura que integra o Complexo Penitenciário da Papuda.

Segundo informações do STF, a cela ocupada pelo ex-presidente tem capacidade para quatro pessoas, mas está sendo utilizada de forma exclusiva. O espaço é semelhante ao ocupado por Anderson Torres e Silvinei Vasques, que cumprem pena em unidade similar.

O batalhão possui:

  • Oito celas no formato de alojamentos coletivos
  • Banheiro com box e chuveiro
  • Cozinha, lavanderia, quarto e sala
  • Consultório médico interno
  • Área para práticas esportivas e pista de caminhada
  • Sala exclusiva para atendimento de advogados
  • As instalações foram reformadas em 2020, segundo a Polícia Militar.

A informação de que Bolsonaro passou mal ocorre pouco mais de um mês após a transferência da Superintendência Regional da Polícia Federal para a unidade da PMDF. Até o momento, não há registro de transferência hospitalar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.