BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou na manhã desta terça-feira (17) para a Índia, onde cumpre agenda oficial entre os dias 18 e 21 de fevereiro. A viagem ocorre a convite do primeiro-ministro Narendra Modi e inclui participação em cúpula sobre Inteligência Artificial (IA) e reunião bilateral para tratar de multilateralismo e reforma da governança global.
A comitiva presidencial fará escala em Túnis, capital da Tunísia, prevista para 23h20 (horário de Brasília), antes de seguir para o território indiano.
Presidente Lula visita a Índia para debater Inteligência Artificial
Nos dias 19 e 20, em Nova Delhi, o presidente Lula participará da cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial e de eventos relacionados ao tema.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o encontro dá continuidade ao chamado “processo de Bletchley”, série de reuniões intergovernamentais que discutem segurança e governança da IA em nível internacional.
O governo brasileiro considera estratégica a ampliação da cooperação em tecnologias digitais e inteligência artificial, diante dos debates globais sobre regulação e uso responsável da tecnologia.
Multilateralismo e reforma da governança global
No dia 21, o presidente Lula será recebido em visita de Estado por Narendra Modi. Entre os principais temas da reunião estão:
- Desafios ao multilateralismo;
- Reforma da governança global;
- Ampliação da representatividade em organismos internacionais;
- Reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Brasil defende mudanças na estrutura do Conselho de Segurança como parte de uma atualização das instituições globais às novas realidades geopolíticas.
Relação comercial Brasil–Índia
Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões.
Durante a agenda oficial, os dois países devem aprofundar a cooperação bilateral em áreas como:
- Comércio e investimentos;
- Defesa e aviação;
- Tecnologias digitais e inteligência artificial;
- Economia e finanças;
- Transição energética e minerais críticos;
- Saúde e indústria farmacêutica;
- Cooperação espacial.
Comitiva e foco na saúde
O presidente Lula viaja acompanhado de ministros de Estado, representantes de instituições públicas e empresários brasileiros.
Antes do embarque, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a missão priorizará acordos no setor farmacêutico para atrair investimentos, ampliar o acesso a medicamentos e fortalecer pesquisas no Brasil.
Segundo ele, a Índia é referência mundial na produção de medicamentos e tecnologias em saúde. A missão terá três focos principais:
- Ampliação da oferta de produtos e tecnologias para o Brasil;
- Assinatura de parcerias estratégicas na área da saúde;
- Conhecimento da medicina tradicional indiana e visita a hospitais inteligentes.
A visita reforça a estratégia do governo brasileiro de ampliar a inserção internacional do país e fortalecer parcerias econômicas e tecnológicas com potências emergentes.
Saiba Mais
- Oposição anuncia pedido de inelegibilidade contra Lula após desfile na Sapucaí
- Lula deve visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
- Lula passa por cauterização no couro cabeludo após diagnóstico de queratose
- Planalto teme desgaste e Judiciário vê risco de desfile pró-Lula parar no TSE
- Lula defende educação para o combate à violência contra mulher
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.