VÍDEO: PMs são afastados após abordagem truculenta contra família no MA; um deles atirou dentro da residência
Os policiais tentaram entrar na casa de uma família, em Centro do Guilherme, para prender um suspeito de assalto, sem ter um mandado judicial.
CENTRO DO GUILHERME - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão afastou dois policiais militares, que agiram com violência contra uma família na cidade de Centro do Guilherme. Os policiais tentaram entrar na casa da família sem ter um mandado judicial. A ação dos PMs foi registrada em vídeo, por um dos moradores da residência (veja o vídeo acima).
Os policiais militares, que não tiveram as identidades reveladas pela corporação, estavam à procura de um homem, que eles afirmavam ser suspeito de ter participado do roubo de uma motocicleta na cidade. Segundo a família do suspeito, ao chegar na residência, os PMs não apresentaram nenhuma ordem da Justiça para entrar no local.
A ação policial aconteceu no dia 17 de agosto deste ano, mas foi registrada na Polícia Civil no dia 3 de setembro. E as imagens da abordagem, só vieram a público nesta semana.
No vídeo, os dois policiais aparecem na frente da casa onde mora o suspeito, que está com o portão fechado. Um dos PMs aponta a arma na direção das pessoas que estão do lado de dentro do imóvel e depois e ordena que o homem procurado se dirija até a delegacia. Como a pessoa se nega a sair da casa, os policiais abrem o portão à força e, um deles puxa uma mulher pelos braços, quando ela tenta impedir a entrada dos PMs.
Os agentes continuam exigindo que o suspeito saía da casa, como o homem não sai, um dos policiais atira para dentro de residência. Ninguém foi atingido pelo disparo.
Após o tiro, o homem afirma que não tem nada a ver com o roubo da moto e que ele se apresentaria depois na delegacia, com um advogado. Então, os policiais afirmam que ele roubou a moto e seria preso em flagrante.
Depois os PMs vão até um carro, que está sem identificação da polícia, e tiram de lá um outro suspeito, que já estava preso, e teria informado que o morador da casa era seu comparsa no roubo.
Porém, quando os agentes mandam o preso identificar o suposto parceiro, ele nega que o suspeito o tenha ajudado a roubar a moto, mas afirma que ele pegou o veículo, nesse momento os policiais acusam o suspeito de receptação e depois vão embora levando só o homem que já estava preso.
O caso foi registrado na Delegacia de Governador Nunes Freire, e as pessoas que sofreram a agressão fizeram exame de corpo de delito.
Ao tomar conhecimento do caso, o Comando Geral da Polícia Militar informou que afastou os policiais das atividades e determinou a imediata abertura de sindicância para apurar a conduta da equipe.
A Polícia Civil disse que também investiga o caso, veja na nota abaixo.
A Secretaria de Estado da Segurança da Segurança Pública (SSP) informa que, ao tomar conhecimento do fato, o Comando Geral da Polícia Militar determinou imediata abertura de sindicância para apuração da conduta da equipe. Os policiais envolvidos foram afastados das atividades de rua e podem responder por seu atos, em conformidade com a lei. O caso, que teria ocorrido em 17/08, foi registrado no dia 03/09 é investigado pela Delegacia de Nunes Freire.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.