ESTREITO - Mais um caminhão que caiu durante o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa entre o Maranhão e o Tocantins, foi retirado do Rio Tocantins nessa segunda-feira (13). O cavalo mecânico, modelo Volvo FH 500, foi içado com o auxílio de guindastes posicionados às margens do rio.
Ponte desabou em dezembro de 2024 deixando 14 mortos
A ponte desabou no dia 24 de dezembro de 2024, provocando uma tragédia que deixou 14 mortos, três pessoas desaparecidas e uma ferida. A estrutura, localizada na BR-226, ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). No colapso, carretas, caminhonetes e carros de passeio caíram no rio junto com os escombros do vão central.
A operação para retirada de mais um caminhão começou na última quinta-feira (9). Com o auxílio de balões de reflutuação, com capacidade de até cinco toneladas, e o trabalho de mergulhadores, o veículo foi içado à superfície.
Na sexta-feira (10), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o caminhão seria rebocado até a margem do rio. A remoção da carreta, pertencente ao mesmo veículo, foi concluída nessa segunda-feira (13), seguindo as etapas previstas no planejamento.
Após serem retirados da água, os veículos foram encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os procedimentos legais e perícia.
Três bombonas de defensivos agrícolas já foram retiradas do rio
O DNIT também comunicou que três bombonas de defensivos agrícolas, que estavam sendo transportadas pela ponte no momento do colapso, já foram localizadas e recolhidas.
De acordo com o órgão, a operação envolve uma equipe técnica com dez mergulhadores e diversos equipamentos especializados, como geradores de 40 e 170 kVA, compressor, tenda de cobertura, lancha, balsa de apoio, além de balões de diferentes capacidades, guindastes e escavadeiras. Esses recursos têm sido fundamentais para o trabalho de retirada dos veículos do Rio Tocantins.
Obras da Ponte de Estreito na BR-226 devem ser concluídas em dezembro
A construção da nova Ponte de Estreito, na BR-226, já alcançou 75% de execução. A obra, que tem investimento de R$ 171,1 milhões do Governo Federal, deve ser concluída até o final de dezembro e promete restabelecer a ligação entre a Região Norte e o restante do país por meio da malha rodoviária brasileira.
A ponte está sendo erguida sobre o Rio Tocantins e será uma das principais travessias da BR-226, considerada estratégica para o transporte de cargas e passageiros entre os estados do Maranhão e Tocantins.
A estrutura está sendo construída com o método de balanço sucessivo, técnica utilizada em pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível utilizar escoramentos convencionais apoiados no solo.
Esse método consiste na execução da ponte em segmentos chamados aduelas, que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de pilares centrais. A técnica permite maior estabilidade e precisão na montagem da estrutura.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.