IMPERATRIZ – Estudante do terceiro ano do ensino médio, Kayron Kayc, de 17 anos, foi selecionado para participar de da IV Exposição de Pesquisa Científica, que acontece no final de abril, no Equador.
O projeto de Kayron tem o tema Reutilização de Materiais Recicláveis como Eixo de Trabalho no Ensino de Química e Biologia e trata da reutilização de diversos materiais para facilitação do acesso de jovens ao universo das ciências, segundo ele.
O adolescente diz que a ideia surgiu por conta de a escola em que ele estuda ter o espaço do laboratório, mas não ter os materiais necessários.
“O projeto é voltado, principalmente, para escolas públicas, que, como a minha, não tem dinheiro para investir em equipamentos de laboratórios. A partir disso que a ideia surgiu”, explica.
Kayron trabalha no projeto desde o fim de 2013, e desde lá, vem conseguindo reutilizar diversos materiais e criando alternativas para as aulas em laboratório. Algumas das iniciativas são uma centrífuga feita com hélice de ventiladores, substituição dos ácidos tradicionais por de frutas cítricas e apostilas feitas com material reciclado.
O trabalho já foi premiado em outros eventos científicos, como o MostraTec, no Rio Grande do Sul, que, inclusive, abriu as portas para Kayro e garantiu o reconhecimento internacional.
Campanha
Para poder participar da mostra científica no Equador, o estudante iniciou uma campanha de arrecadação de dinheiro. Segundo ele, para viajar, é preciso arrecadar cerca de R$ 6 mil.
“Nós iniciamos a campanha pra que eu tenha condições de participar do evento, porque já perdi um que aconteceu no México”, conta o adolescente, que, além disso, vende doces na escola, no estágio e no cursinho que frequenta para conseguir o dinheiro.
Para ajudar o jovem cientista, os interessados podem depositar qualquer quantia em dinheiro na conta do Banco do Brasil, agência 0554-1, conta corrente de número 83.919-5.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.