IMPERATRIZ – Os projetos Educar para Prevenir, Ciência vai à Praça, Festival de Talentos dos Alunos do IFMA e o I Encontro de Computação marcaram a programação da XX Semana da Tecnologia (Sematec), promovida pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Campus Imperatriz.
O evento fez referência ao Ano Internacional da Luz com o tema Luz, ciência e vida. Vários minicursos, oficinas e palestras foram realizados durante os eventos. Os projetos possibilitaram à comunidade a discussão dos resultados sobre a relevância e o impacto das pesquisas, desenvolvidas pelo IFMA.
A palestra Interação Luz: materiais no estudo de materiais, ministrada pela professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Franciana Pedrochi, marcou o início da semana. A docente explicou sobre a interação entre a luz e matéria e como a luz está relacionada ao fenômeno de absorção de fótons de luz com energias específicas.
Durante a programação da Sematec, o Projeto Educar para Prevenir promoveu a grande final do III Concurso de Vídeos nas Categorias Sexualidade e Drogas. O objetivo foi levar os alunos a perceberem a importância da adoção de atitudes e comportamentos preventivos frente ao uso de drogas e o desenvolvimento de uma cultura de respeito a sexualidade e a diversidade sexual.
Foram produzidos 19 vídeos e três participaram da grande final. O vídeo Sexualidade Aids ganhou na categoria sexualidade. E o vídeo Decisões, na categoria drogas. A programação contou, ainda, com a testagem rápida de síflis, HIV, hepatites virais, show da química, apresentações de trabalhos científicos, experimentos e oficinas de projetos.
O Projeto Ciência vai à Praça promoveu, durante a tarde, apresentação de experimentos, projetos de pesquisa e extensão realizados nos cursos de Licenciatura em Física, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do IFMA.
Segundo a coordenadora de Extensão e Projetos Sociais do IFMA, Campus Imperatriz, Maria José Ribeiro, explicou que o Projeto Ciência vai à Praça teve o objetivo de aproximar a cidade os ensinamentos da instituição. “O Ciência vai à Praça tem o intuito de promover a aproximação do IFMA com a comunidade imperatrizense e, consequentemente, também é uma forma de divulgar nossos cursos superiores”, completou.
O I Encontro de Computação possibilitou que estudantes e profissionais da área de computação e afins tivessem contato com especialistas, empresários, consultores e pesquisadores que abordaram nas palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações as principais tendências tecnológicas do mercado.
A Sematec encerrou com o Festival de Talentos dos Alunos do IFMA. O evento revela e divulga talentos ligados às expressões artísticas como a dança, o vídeo, o teatro, a música e desenho.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.