IMPERATRIZ – Aproximadamente quatro mil cavaleiros e amazonas participaram da cavalgada, que abre oficialmente a programação da 49ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), de acordo com informações da organização. A festa reuniu cavaleiros, amazonas, carroças e muitas outras pessoas que se aglomeraram nas calçadas para verem o desfile, que passou pelas ruas Coronel Manoel Bandeira, Luís Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e BR -010, totalizando cerca de 10 mil pessoas.
O evento foi marcado por muita tranquilidade e gente bonita, que veio de vários lugares. Régis Pimenta, por exemplo, veio da cidade de Salto da Divisa (MG). Para o fazendeiro, que viajou mais de 2.500 km, a cavalgada é um evento imperdível. “Participo há anos, todo ano eu venho. É uma festa linda, que reúne muitos amigos aqui do Maranhão, Pará e Tocantins”, afirmou o fazendeiro que participa juntamente com toda sua família.
José Cardoso veio de São Pedro da Água Branca, também não abre mão de participar da cavalgada. “Eu participo desde a primeira edição, que teve apenas 50 cavalos. Hoje, é um evento dessa pujança, muitos participantes. É uma coisa que sinto prazer em fazer, é uma oportunidade de reunir os amigos”, afirmou o fazendeiro que estava montado num cavalo tralhado. “A nossa alegria é montar num animal bom e bonito, como está este aqui, bem tralhado”, completa.
Para garantir a segurança do evento, foi montado um forte esquema de segurança, que contou com vários órgãos. A Vara da Infância e da Juventude foi um dos órgãos que esteveram presente. “Não tem nenhuma proibição em relação a presença de crianças na cavalgada. Mas estamos atentos, principalmente na questão da bebida alcoólica, proibição da venda. Não só a venda, mas a entrega de bebida para crianças e adolescentes”, ressaltou o comissário, Cleverson Lindoso.
A Polícia Militar, também, garantiu a tranquilidade da cavalgada. Ao todo, foram disponibilizados cerca de 130 policiais. “O policiamento está intenso. Policiamento motorizado com motos, viaturas, cavalos e a pé. Priorizamos o policiamento em todo o entorno do evento, durante o evento inteiro”, afirmou o tenente Carlos.
Para o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Renato Pereira, o significado da cavalgada para a Expoimp “é um momento único porque reúne os peões das fazendas, os proprietários, seus animais, para desfilarem pela cidade, e participar efetivamente da abertura da Expoimp. É importantíssimo esse evento, porque marca de uma forma tradicional a Expoimp”, ressaltou, lembrando que para receber o público, foi montada toda uma estrutura.
A cavalgada também contou a presença da Garota e do Garoto Expoimp 2017. Alice Vieira, que foi eleita a Garota Expoimp, afirmou que participar do evento pela primeira vez é uma honra. “Esta é minha primeira cavalgada. Estar representando nossa cidade me deixa muito feliz”, enfatizou a jovem, que apesar de ter nascido em Imperatriz, foi criada em Goiânia.
Cavalgada 2017
Saiba Mais
- Credenciamento de carroças para a cavalgada de Imperatriz inicia nesta segunda (26)
- Começam os preparativos para a 28ª cavalgada de Imperatriz
- Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida em Governador Edison Lobão será em outubro
- Amazonas roubam a cena durante a cavalgada em Imperatriz
- Tudo pronto para a cavalgada que abre a 49ª Expoimp
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.