Tráfico de droga

Ação da Receita Federal resulta em apreensão de drogas escondidas em livros em Imperatriz

Agentes caninos da Receita Federal detectam drogas escondidas em encomendas.

Imirante.com, com informações da Receita Federal.

Atualizada em 27/07/2023 às 16h51
Droga foi encontrada escondida dentro de livro. (Foto: Divulgação / Receita Federal)
Droga foi encontrada escondida dentro de livro. (Foto: Divulgação / Receita Federal)

IMPERATRIZ - Na manhã desta quinta-feira (27), uma operação da Receita Federal resultou na apreensão de aproximadamente 1,2 kg de haxixe, 300 comprimidos de ecstasy e 100 gramas de pasta base de cocaína. O material ilícito estava escondido em duas encomendas dos Correios com destino final em Imperatriz, no Maranhão, e chamou a atenção das autoridades pela forma como o haxixe foi enviado, camuflado entre páginas de um livro.

A ação contou com o apoio dos agentes caninos Saymon e Ithor, cães treinados que integram a equipe de cães de faro da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Terceira Região Fiscal em Imperatriz (Direp 3). Por meio da sensibilidade apurada desses animais, foi possível detectar os entorpecentes, que agora serão encaminhados para a Autoridade Policial local para as devidas providências.

O valor aproximado dos entorpecentes apreendidos ultrapasse os R$ 100 mil. A apreensão reforça a importância do gerenciamento de risco da Receita Federal e o combate ao tráfico de drogas e descapitalização do crime no Brasil.

A ação contou com o apoio dos agentes caninos Saymon e Ithor. (Foto: Divulgação / Receita Federal)
A ação contou com o apoio dos agentes caninos Saymon e Ithor. (Foto: Divulgação / Receita Federal)

A atuação da Receita Federal vai além do combate ao tráfico de drogas e contribui para a desarticulação do crime organizado em diversos âmbitos. Além disso, o órgão tem papel fundamental na formulação da política tributária brasileira, bem como na prevenção e combate à sonegação fiscal, contrabando, descaminho, contrafação, pirataria, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, tráfico internacional de armas de fogo e munições, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, entre outros ilícitos aduaneiros.

Essa recente apreensão reforça o compromisso da Receita Federal em trabalhar com precisão no combate aos ilícitos, garantindo a segurança e o bem-estar da população brasileira. O monitoramento contínuo e a atuação vigilante da instituição têm sido fundamentais para enfrentar os desafios impostos pelo tráfico de drogas e a descapitalização do crime no país.

As autoridades reiteram que seguem empenhadas em intensificar as ações de combate ao tráfico de drogas e demais crimes correlatos, buscando aprimorar suas estratégias para garantir a eficácia e a eficiência na proteção das fronteiras e na segurança da sociedade como um todo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.