IMPERATRIZ - Os candidatos à prefeitura de Imperatriz, Mariana Carvalho (Republicanos), Marco Aurélio (PCdoB), Nilson Takashi (NOVO), Josivaldo JP (PSD) e Rildo Amaral (PP) participaram de um acalorado debate na noite desta terça-feira (10), destacando suas principais propostas e visões para o futuro da cidade.
Durante suas apresentações iniciais, o candidato Marco Aurélio disse que pretende mudar a cidade através de oportunidades; Rildo Amaral usou seus dois minutos de apresentação para agradecer o apoio de sua esposa; Mariana Carvalho disse que irá unir toda sua força de vontade para fazer a diferença; Josivaldo JP disse ter experiência com gestão e pretende usar esse conhecimento para reconstruir Imperatriz; Nilson Takashi disse estar preparado para ser prefeito.
No primeiro bloco do debate, o sorteio determinou que a candidata Mariana Carvalho fosse a primeira a responder a pergunta sorteada e o candidato Rildo Amaral ficaria responsável por comentar a mesma. A pergunta da vez foi feita pelo jornalista da Mirante News, Rodrigo Bonfim sobre infraestrutura: A distribuição de água pela CAEMA frequentemente é alvo de criticas pelo alto número de intercorrências. Intervenções feitas pela empresa também causam transtornos para a pouplação. Caso eleita, a sua administração irá rediscutir o contrato com a CAEMA na cidade?
Em sua resposta, a candidata Mariana disse estar ciente do mal serviço prestado pela CAEMA e pretende conversar com a população antes de qualquer atitude, visto que ela seria a maior prejudicada.
Em seu comentário, Rildo Amaral disse que mesmo antes de eleito, ele já está resolvendo o problema de água na cidade através de emendas parlamentares.
Em sua réplica, Mariana Carvalho disse o governador do Estado não está cumprindo seu papel e o dever da prefeitura é fazer mais poços para levar água à comunidade.
Em seguida foi a vez do candidato Rildo Amaral responder a pergunta feita pelo jornalista da Tv Mirante, Cabalau, sobre administração pública: manter o equilíbrio da máquina pública é sempre um desafio para todo gestor. Enxugar a estrutura é uma promessa recorrente entre os candidatos. Caso eleito, qual sua proposta pare reduzir os custos da máquina e reverter esse recurso em serviços para população?
Em sua resposta, o candidato Rildo Amaral disse que começará fazendo auditoria em todos os contratos da prefeitura para diminuir a máquina pública e fazer a modernização do sistema tributário para que não sejam cobrados altos valores de IPTU. Além disso, os cargos comissionados serão divididos.
Em seguida, o candidato Marco Aurélio respondeu a pergunta do jornalista do Imirante, Linhares Jr, sobre segurança pública: Há um debate muito grande sobre segurança pública nas cidades, hoje é responsabilidade do Estado, mas prefeitos do Brasil começam a desenvolver ações nessa área. O que o senhor pretende deixar a cargo do Estado ou tomar alguma medida? Se tomar, quais serão?
Em resposta, o candidato Marco Aurélio disse que a responsabilidade é de todos, principalmente de quem exerce cargos públicos. E pretende fazer uma gestão integrada das forças policiais além de criar plano para que a segurança pública seja prioridade. Além disso, a guarda municipal será ampliada para ajudar a população e ser mais presente na rotina da cidade.
O candidato Nilson Takashi disse que irá criar um sistema integrado de segurança pública.
Em sua réplica, o candidato Marco Aurélio disse que pretende reforçar o sistema de videomonitoramento, além de criar o plano municipal de segurança pública e focar na prevenção de crimes.
Em seguida foi a vez do candidato Nilson Takashi responder a pergunta feita pela jornalista Poliana Carneiro sobre infraestrutura: 5% da população de Imperatriz, quase 14 mil pessoas vivem na Zona Rural sem água tratada, sem saneamento e sem asfalto. Qual a proposta do senhor para melhorar essa situação?
Em sua resposta, o candidato Nilson Takashi disse que para melhorar a qualidade de vida e de saúde das crianças, ele pretende reforçar a produção de feijão, milho e mandioca para gerar renda para as famílias.
O candidato Josivaldo JP disse que pretende criar novos anéis viários para melhorar a mobilidade.
Em sua réplica, o candidato Nilson Takashi disse que é preciso que os eleitores cobrem com o que os candidatos vão fazer a entrega do que prometem.
A última pergunta ficou com o candidato Josivaldo JP e foi feita pelo jornalista André Sousa sobre mobilidade urbana: Como resolver a padronização das calçadas de Imperatriz?
Em sua reposta, o candidato Josivaldo JP disse que têm projetos para criar novas vias em Imperatriz e pretende padronizar todas as calçadas e que todas as obras fiquem adequadas.
Mariana Carvalho sendo comentarista diz que o transporte público é de péssima qualidade e pretende trazer ciclofaixas para quem anda de bicicleta.
Em sua réplica, Josivaldo JP diz entender de mobilidade por sempre andar de ônibus e pretende resolver os problemas com custo zero.
No segundo bloco do debate, o sorteio determinou que Rildo Amaral fosse o primeiro a perguntar, direcionando sua questão a Marco Aurélio sobre o tema de turismo. Que em sua resposta diz irá apoiar todos os eventos da cidade, além de congressos para atrair rendas, principalmente em hotéis.
Quando o assunto foi educação, o candidato Josivaldo JP respondeu ao candidato Marco Aurélio e disse que por estudar toda sua infância em escola pública, irá incentivar os professores e pretende dobrar o número de escolas em tempo integral.
Sobre desenvolvimento econômico, Mariana Carvalho diz que irá atrair empresas para Imperatriz e vai valorizar os pequenos empresários. Além disso, a cidade será valorizada e cuidada para gerar emprego e renda.
Sobre cultura, o candidato Nilson Takashi diz que irá destinar recursos para a Secretária de Cultura, além de irá focar na valorização dos artistas locais.
Sobre meio ambiente, o candidato Rildo Amaral diz que irá atuar com o governo para melhorar a água da cidade e que Imperatriz terá aterro sanitário e eco ponto para cuidar da limpeza pública.
As regras do terceiro bloco permitiram perguntas de tema livre, onde Marco Aurélio foi o primeiro a questionar, escolhendo Mariana Carvalho como seu alvo.
A discussão girou em torno de saúde pública, transparência, infraestrutura e trajetória, revelando diferentes visões para melhorias da cidade.
Nas considerações finais, cada candidato teve a chance de reiterar seus compromissos: Marco Aurélio pretende cuidar da cidade e cuidar das pessoas; Rildo Amaral agradeceu o apoio de sua vice e sua família; Mariana Carvalho diz que vai arrumar a casa (Imperatriz) que está bagunçada; Josivaldo JP agradeceu a Deus, família e prometeu gerar empregos; Nilson Takashi disse ter fé em Deus e na população de Imperatriz.
Assista a íntegra do debate do portal Imirante em Imperatriz
Saiba Mais
- Sete cidades elegeram prefeitos indígenas no Brasil
- Sete vereadores já declararam apoio à reeleição de Paulo Victor no comando da Câmara
- Aumenta a representatividade feminina na Câmara de São Luís
- PSB e PSD foram os partidos que mais elegeram vereadores em São Luís
- Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.