No Maranhão🌧️

Chuva de granizo anima moradores do município de Lajeado Novo

Fenômeno raro no Maranhão virou momento de festa no povoado, com registro de granizo durante temporal da tarde de sexta-feira.

Imirante.com

Atualizada em 22/11/2025 às 21h06

LAJEADO NOVO - Uma chuva de granizo registrada na tarde dessa sexta-feira (21) surpreendeu moradores do povoado Passagem Boa, no município de Lajeado Novo, no Sul do Maranhão a 661 km de São Luís. O fenômeno, pouco comum no Estado, transformou a rotina da comunidade e rapidamente viralizou após vídeos feitos pelos próprios moradores.

A precipitação de pequenas pedras de gelo começou de forma repentina, durante um temporal que se formou rapidamente na região. Muitas pessoas saíram de suas casas com baldes, vasilhas e até sacolas para recolher o granizo, criando um clima de descontração entre crianças, jovens e adultos. Não houve registros de feridos ou danos materiais.

Entre os moradores que acompanharam a cena está o advogado previdenciarista Ronis Milhomem, de 32 anos, que contou ao Imirante.com como o clima mudou de repente no fim da tarde.

“Por volta das 16h30, começamos a perceber que o tempo estava mudando. O vento ficou mais forte, e logo os trovões começaram a cortar o céu, de um jeito bem diferente do que estamos acostumados. Era um temporal intenso, com trovões praticamente a todo momento”, relatou.

Segundo ele, apesar do susto inicial, a chuva era aguardada pela comunidade. “Estávamos animados. De repente, algo inusitado trouxe ainda mais emoção. Nossa tia, que estava deitada na rede, viu algo brilhar no chão. Para nossa surpresa, era uma pequena pedra de gelo! Foi totalmente novo para muitos de nós, inclusive para mim, porque nunca tinha visto algo assim”, contou.

A descoberta transformou o momento de tensão em festa. “Ninguém ficou com medo. Todos ficaram empolgados. Era um momento único, como uma recompensa da natureza. Estávamos reunidos, comendo bacaba e buriti, e a cena virou pura diversão”, disse Ronis.

Entenda como se forma chuva de granizo

(Reprodução/Copilot)
(Reprodução/Copilot)

Embora raro, o granizo pode ocorrer mesmo em regiões de clima quente, como o Maranhão. De acordo com a BBC News o fenômeno depende menos da temperatura no solo e mais das condições dentro das nuvens de tempestade do tipo Cumulonimbus, que podem atingir grandes altitudes e apresentar temperaturas muito abaixo de zero.

Quando o ar quente e úmido sobe rapidamente, encontra regiões geladas na atmosfera. As gotículas de água congelam e formam pequenas pedras de gelo, que crescem ao serem empurradas para cima e para baixo pelas correntes de ar dentro da nuvem. Quando ficam pesadas demais, caem formando o granizo.

No caso de Passagem Boa, a combinação de calor intenso, alta umidade e forte instabilidade atmosférica favoreceu a formação rápida dessas nuvens, tornando possível o fenômeno registrado na sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.