DURANTE TEMPESTADE

Mais de 350 periquitos morrem após queda de árvore que servia como abrigo em Lajeado Novo

ICMBio pede que moradores devolvam os periquitos recolhidos depois da queda para que eles sejam tratados e voltem à natureza.

Imirante.com

Atualizada em 29/01/2026 às 10h03
Ao todo, 32 aves foram regatadas com vida, mas a maioria não resistiu ao impacto da queda. (Foto: Reprodução/ICMBio)
Ao todo, 32 aves foram regatadas com vida, mas a maioria não resistiu ao impacto da queda. (Foto: Reprodução/ICMBio)

LAJEADO NOVO - Mais de 350 periquitos morreram após a queda de uma árvore que funcionava como abrigo para as aves em Lajeado Novo, na madrugada dessa quarta-feira (28). Segundo o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o ocorrido estaria relacionado à uma forte tempestade que teria ocorrido momentos antes.

Com o impacto, dezenas ficaram feridas ou desacordadas. Parte conseguiu retornar ao voo, enquanto outras foram recolhidas por moradores da região.

Resgate dos periquitos mobilizou ICMBio e Uemasul

Por volta das 10h, o Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Imperatriz foi acionado após um médico-veterinário e professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) receber informações dos moradores do local.

Os pássaros resgatados foram enviados até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em São Luís para se recuperarem dos ferimentos. (Foto: Reprodução/ICMBio)
Os pássaros resgatados foram enviados até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em São Luís para se recuperarem dos ferimentos. (Foto: Reprodução/ICMBio)

Quando equipes de resgate chegaram ao local, viram que na residência de um dos moradores já havia aves recolhidas. Diante disso, o ICMBio realizou um apelo à população, percorrendo casas próximas para orientar sobre a importância da devolução dos animais silvestres.

Ao todo, 32 aves foram resgatadas com vida. Elas passaram por procedimentos de imobilização, hidratação e medicação analgésica, sendo posteriormente transportadas para Imperatriz.

Periquitos resgatados vivos estão em São Luís sendo tratados

Na manhã dessa quinta-feira (29), os animais foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama de São Luís. A equipe do centro percorreu toda a noite para receber as aves, que agora permanecem sob cuidados especializados e poderão ser reintroduzidas à natureza, depois da sua recuperação.

O ICMBio ainda alerta que manter aves silvestres em casa é crime ambiental. Quem ainda estiver com animais resgatados deve procurar o órgão ambiental mais próximo e realizar a devolução voluntária, contribuindo para a recuperação da fauna afetada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.