SÃO LUÍS - No Dia Mundial Sem Tabaco, uma boa notícia: segundo o Ministério da Saúde, em todo o mundo o número de fumantes diminuiu. No Brasil, cerca de 33% da população eram fumantes em 1989. Hoje, esse número caiu para 17%. A pesquisa feita em 18 capitais brasileiras revela que Santa Catarina registra o maior número de fumantes do país.
Veja, ao lado, na reportagem de Mayrla Lima e José Raimundo.
Entre as cidades pesquisadas, São Luís aparece em último lugar quando se refere a homens fumantes, mas em relação às mulheres, a capital maranhense está em 13º lugar. Quem parou de fumar não se arrepende.
As mulheres são a maior preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, este ano, dedica o Dia Mundial Sem Tabaco à Mulher. Para chamar a atenção delas uma revistinha bem criativa, com dicas que podem salvar vidas. A revista lembra que as mulheres que começam a fumar antes dos 17 anos antecipam a menopausa.
Os riscos não param por aí. Sempre é bom lembrar o fumante também prejudica a saúde de quem não fuma mas é obrigado a conviver com a fumaça.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.