São João

Arraial da Liga Independente é montado na Lagoa da Jansen

O tradicional São João dos Bois da Liga será aberto no dia 17 e se estenderá até o dia 29 de junho.

Secom/Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - Com o apoio do governo do Estado, o já tradicional São João dos Bois da Liga será aberto no dia 17 e se estenderá até o dia 29 de junho, no Arraial da Lagoa da Jansen. Uma superestrutura está sendo montada no espaço, que este ano reunirá catorze barracas, sendo dez só para restaurantes. Trinta e cinco agremiações folclóricas e cantores maranhenses se apresentarão no Arraial da Lagoa em treze noites de festa.

O São João dos Bois da Liga completa cinco anos em 2011, sob a coordenação da Liga Independente dos Grupos de Bumba-Meu-Boi do Maranhão. O projeto foi criado com a missão de manter viva e vibrante a brincadeira do bumba-meu-boi, considerada a maior expressão folclórica do Maranhão.

Segundo José Carlos Lobato, amo do Boi de Morros e presidente da Liga Independente, instituição cultural que também completa cinco anos de existência, o bumba-meu-boi é colocado em destaque neste projeto por seu grande poder de aglutinação econômica, social e política.

As pessoas que forem assistir às apresentações dos grupos de bumba-meu-boi também terão à disposição a barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS), onde todos os produtos comercializados serão revertidos para instituições de caridade.

Palco, iluminação, sistema de som, decoração junina, banheiros, ambulância estão sendo providenciados para garantir que a festança seja um sucesso. A estrutura prevê, ainda, a parte de segurança realizada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, além das equipes de segurança, de limpeza e apoio contratados pela Liga para dar suporte no Arraial.

Programação

As apresentações começarão sempre às 19h, podendo se estender até às 2h. Para o primeiro dia do evento, estão confirmados o grupo Piaçaba, os bois de Axixá e de Leonardo, seguido do show de Papete e Beto Pereira. As três últimas atrações serão os bois da Floresta, da Maioba e de Nina Rodrigues.

Ainda passarão por lá grupos de bumba-meu-boi como Morros, Maracanã, Fé em Deus, Madre Deus, Magia e Encanto da Ilha, Novilho Branco, Barrica, Lua, Sonhos, Coroatá e shows de Tereza Cantu e Cláudio Pinheiro. Serão em média sete apresentações por noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.