MARANHÃO - O Estado do Maranhão apresentou um saldo positivo de 6.025 empregos formais criados no mês de junho de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
O número representa um crescimento relativo de +0,93%. De acordo com os dados, este é o maior número da Região Nordeste e o quarto maior de todo o Brasil, segundo a nota do Mercado de Trabalho Maranhense, divulgada nessa sexta-feira (9), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
O saldo positivo de empregos é resultado de 24.822 admissões frente a 18.797 desligamentos, um indicativo da recuperação econômica e da geração de novos postos de trabalho no estado. Todos os setores da economia maranhense registraram contratações líquidas durante o mês, o que contribuiu para o bom desempenho.
O setor de serviços liderou com a criação de empregos com 1.604 novos vínculos. A construção também teve um desempenho significativo, gerando 1.440 novos postos de trabalho, com ênfase nas atividades de construção de "Edifícios" (+687 vínculos) e "Rodovias e Ferrovias" (+561 vínculos), ambas com forte presença na capital maranhense.
O setor industrial apresentou 1.282 novas contratações, seguido pelo Comércio com 1.104 novos postos de trabalho e pela Agropecuária, com 595 novas vagas.
Levando em conta o saldo acumulado de janeiro a junho de 2024, o Maranhão contabilizou 10.856 novos vínculos. Com esse resultado, o número total de trabalhadores formais no estado subiu para 653.590.
Saiba Mais
- Caravana do Trabalho Decente chega a Açailândia nesta quarta-feira (18)
- Indústria cria menos vagas de trabalho, mas paga salários mais altos
- Renda média dos trabalhadores tem crescimento interanual de 5,8%
- Taxa de desemprego em julho é a menor desde dezembro de 2014
- Entrega do Relatório de Transparência Salarial termina dia 30
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.