Fenômeno raro🔭

Professor maranhense registra passagem do 'Cometa do Século' no interior do Maranhão; fenômeno poderá ser visto nos dias 13, 14 e 15 de outubro

Imagens do cometa foram registrados em São Bernardo, interior do Maranhão.

Imirante.com, com informações do G1 Maranhão

Atualizada em 11/10/2024 às 12h33
'Cometa do Século' é visto no interior do Maranhão. (Foto: Divulgação/ Gerson Ricardo Costa Farias)
'Cometa do Século' é visto no interior do Maranhão. (Foto: Divulgação/ Gerson Ricardo Costa Farias)

MARANHÃO - O professor maranhense, Gerson Ricardo Costa Farias, conseguiu registrar um dos cometas mais aguardado do ano: o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), que após a sua passagem está se tornando mais visível pelas horas noturnas. Os registros do tão aguardado cometa foram feitos no último dia 28, em São Bernardo, no interior do Maranhão, onde o professor maranhense Gerson Ricardo Costa Farias reside.

"As fotos foram feitas na escola durante a madrugada, por volta das 4h30. Gosto de eventos astronômicos e umas das atividades que faço na escola é a astrofotografia", disse o professor Gerson Ricardo em entrevista ao G1.

Sobre o cometa☄️

O cometa O C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) está sendo chamado de ‘Cometa do Século’ porque apenas neste século o cometa poderá ser visto com uma visualização melhor pela noite. No entanto, o fenômeno ainda poderá ser visto nos dias 13, 14 e 15 de durante o pôr do sol.

Por ser feito de poeira e gelo que orbitam o sol, o Observatório Nacional explica que, ainda, não é possível garantir que o cometa Tsuchinshan–ATLAS poderá ser visto a olho nu. Segundo informações, o cometa poderá ser bem apreciado se o céu estiver limpo em qualquer região do Maranhão. 

"De preferência, com ajuda de um binóculo, telescópio, ou ainda se colocar a câmera do celular no modo noite ou profissional na hora de fotografar. Não tem erro. É apontar para o lado que o sol se põe e diferenciar das estrelas por conta da calda do cometa. Digo isso porque eu conseguir identificar a olho nu por conta da cauda. (...) Se você estiver em um lugar sem poluição luminosa, você consegue ver a calda dele, um ponto brilhante com uma cauda tênue e esfumaçada" explicou Gerson.

Gerson Ricardo é o dono por trás dos registros feitos do Cometa do Século. (Foto: Divulgação)
Gerson Ricardo é o dono por trás dos registros feitos do Cometa do Século. (Foto: Divulgação)

Veja outras dicas para assistir o cometa:

Por aplicativos🤳

Para identificar o C/2023 A3 no céu, os aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight, são ideais, já que permitem a identificação de uma infinidade de objetos astronômicos.

Basta procurar pelo C/2023 A3 na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu perto do melhor horário de observação (que vai variar ao longo dos próximos dias).

Nos dias 12 e 14 de outubro, o C/2023 A3 passará a se tornar visível depois do pôr do sol, no oeste, perto do horizonte. Já no dia 13 de outubro, o cometa alcançará seu brilho total, chegando-a aproximadamente uma magnitude de 3,0 ou 2,0 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto), de acordo com plataformas especializadas de medição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.