MARANHÃO - Até o domingo (20), muitas pancadas de chuva e episódios de chuva forte, associadas ou não a ventos fortes, devem ocorrer em partes do Maranhão, do Pará, do Tocantins, da Bahia e do Piauí, de Minas Gerais e de São Paulo, além dos estados do Centro-Oeste.
O corredor de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, que começou a ser formado na semana passada, continua ativo e vai muita chuva está sendo esperada para diversos Estados destas regiões nos próximos dias. Alguns Estados do Nordeste também devem ter chuva forte. As informações são do site ClimaTempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h) para algumas regiões do Maranhão. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Temporal em Balsas
Um temporal causou estragos na cidade de Balsas, no sul do Maranhão, na madrugada de quarta-feira (16). A forte chuva provocou uma enxurrada que alagou ruas e avenidas, deixando o trânsito lento e perigoso.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), duas famílias tiveram que ser retiradas de casa e abrigadas na casa de parentes.
A chuva já era esperada, de acordo com as previsões meteorológicas, porém, foi mais forte que o previsto, acompanhada de trovoadas, raios e ventos fortes.
Saiba Mais
- Chuvas continuam concentradas no centro e sul do Maranhão que recebem alerta laranja
- Previsão do tempo: nuvens e pancadas de chuva no Nordeste nesta terça-feira (12)
- Seis cidades do Maranhão têm alerta laranja de chuvas intensas
- Chuva pode atingir o interior do Maranhão neste início de semana
- Brasília registra chuva depois de 167 dias de seca recorde
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.