INVESTIMENTO

Ministério das Comunicações entrega 45 mil chips para estudantes no MA

No Maranhão, os beneficiários recebem um pacote de dados mensais de 20 GB para atividades educacionais e uso familiar

Ipolítica

Evento de entrega de chips em São Luís (MA)
Evento de entrega de chips em São Luís (MA) (Reprodução)

MARANHÃO - O programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), entregou no ano passado 45.220 chips para estudantes do Maranhão, beneficiando milhares de jovens em todo o estado. Em nível nacional, quase 160 mil alunos foram contemplados.

Destinado a proporcionar conexão de internet para estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o programa atende alunos matriculados do 3º ano do ensino fundamental ao ensino médio, com foco em fins pedagógicos.

O Internet Brasil, executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Educação, teve um avanço significativo em 2024, com a entrega de 148.931 chips em todo o Brasil. Atualmente, 159.449 estudantes de 944 instituições de ensino, distribuídas em 287 municípios de oito estados, estão sendo beneficiados.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância da inclusão digital para estudantes de escolas públicas e para a população em áreas remotas. "A missão dada a nós, pelo presidente Lula, é de promover a inclusão digital das pessoas que não têm acesso à internet e à conectividade no Brasil", afirmou.

No Maranhão, os beneficiários recebem um pacote de dados mensais de 20 GB para atividades educacionais e uso familiar, promovendo a conectividade e a inclusão digital. As secretarias de educação do estado devem aderir ao programa via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e indicar escolas participantes, que, por sua vez, confirmam a participação e indicam os alunos elegíveis.

Estudantes maranhenses interessados precisam verificar se suas escolas participam do Programa Internet Brasil, estar inscritos no CadÚnico com dados atualizados, manter-se ativos nas atividades escolares e não possuir chips gratuitos de outros programas governamentais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.