MARANHÃO - Em 2023, 1.611 registros foram feitos pela distribuidora de energia do Maranhão, já em 2024, a concessionária registrou 1.678 ocorrências de acidentes de trânsito com quebra de postes, um número preocupante que reflete a necessidade de maior conscientização e medidas preventivas.
São Luís lidera as estatísticas, seguida por Imperatriz e outras regiões urbanas. “Esses números representam não apenas prejuízos financeiros, mas também riscos graves à segurança das pessoas envolvidas e da comunidade, que pode enfrentar interrupções no fornecimento de energia por longos períodos”, destacou Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da concessionária.
Os custos para a substituição de postes variam entre R$ 3 mil e R$ 44 mil, dependendo do tipo de poste e dos danos causados. Sempre que possível, os motoristas responsáveis são identificados e acionados para arcar com os custos. Em média, a reposição da estrutura pode levar de três a quatro horas, considerando a complexidade das operações envolvidas.
O período chuvoso agrava situação
O início de 2025 tem sido marcado por chuvas intensas em São Luís, resultando em quedas de árvores e ocorrências de falta de energia. Esta semana, em apenas 9 horas, choveu 25% do volume previsto para todo o mês na Grande São Luís, aumentando os riscos de acidentes no trânsito e, consequentemente, colisões com postes de energia.
Ações proativas da Equatorial Maranhão
Reconhecendo a gravidade da situação, a distribuidora de energia está intensificando suas ações preventivas antes e durante o período chuvoso. As medidas incluem:
* Monitoramento contínuo: Acompanhamento em tempo real das condições climáticas para resposta rápida a emergências;
* Manutenção preventiva: Revisão e reforço da infraestrutura elétrica;
* Pautas educativas: Orientações frequentes à população sobre os perigos de acidentes com a rede elétrica, especialmente em condições climáticas adversas.
Orientações para evitar acidentes com postes
A empresa reforça a importância de atitudes seguras no trânsito. Algumas práticas indispensáveis incluem:
* Manutenção preventiva dos veículos: Verificar pneus, freios e demais sistemas essenciais;
* Respeitar a sinalização: Observar os limites de velocidade e os semáforos;
* Evitar distrações ao volante: O uso do celular e outros aparelhos pode ser fatal;
* Não dirigir sob efeito de álcool: Além de ser crime, coloca em risco a vida de todos;
* Reduza a velocidade em caso de chuvas, pistas molhadas e escorregadias.
Para dar mais solidez nas ações feitas pela Distribuidora, na semana passada, representantes da distribuidora de energia e do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) reuniram-se para discutir uma proposta de cooperação mútua com foco na segurança da população em casos de colisões de veículos com postes de energia elétrica. A parceria promoverá iniciativas como monitoramento conjunto dos casos de acidentes, troca de informações operacionais em tempo real e ações educativas, como palestras e distribuição de materiais informativos, para conscientizar motoristas sobre os riscos e os cuidados necessários ao volante, sobretudo em situações que envolvem a rede elétrica.
Além dos esforços em conscientização, a distribuidora de energia continuará investindo em tecnologia e treinamento de suas equipes para atender com agilidade e eficiência as demandas decorrentes desses acidentes. Em casos de acidentes envolvendo postes, a empresa orienta a não se aproximar de fios ou cabos caídos. Em caso de veículos atingidos, permaneça dentro do carro até que as equipes da Equatorial e do socorro especializado cheguem ao local. Ao presenciar um acidente desta natureza, informe imediatamente o ocorrido pela Central de Atendimento 116. Acione também o SAMU pelo número 192 e Corpo de bombeiros pelo 193.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.