SÃO LUÍS - O ex-presidente José Sarney foi um dos homenageados com a Comenda de Honra do Mérito Científico do Maranhão, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), durante a 19ª edição do Prêmio Fapema. Sarney recebeu a Comenda em reconhecimento à sua contribuição inestimável para o avanço científico e tecnológico no Brasil.
José Sarney não pôde estar presente na cerimônia do Prêmio Fapema, ocorrida na última quinta-feira (23), e recebeu a Comenda de Honra do Mérito Científico do Maranhão em sua residência, pelas mãos de Nordman Wall, presidente da Fapema.
Criador do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Decreto nº 91.146, de 15 de março de 1985, José Sarney nomeou como seu primeiro ministro o maranhense Renato Archer, reafirmando o compromisso com a valorização da ciência e da inovação como pilares para o desenvolvimento do Brasil.
“Com muita honra, eu recebo essa medalha do Mérito Científico da Fapema no Maranhão. É um reconhecimento ao trabalho que tenho desenvolvido nesse setor da Ciência e Tecnologia, pois o Ministério da Ciência e Tecnologia foi criado durante o meu governo e nós tivemos como primeiro ministro um maranhense, o Renato Archer, que tinha um grande conhecimento dos assuntos dessa área e, portanto, eu acho que nós fizemos um trabalho de reconhecimento daqueles que até hoje lutam nesse Brasil pela Ciência e Tecnologia. Sendo assim, é com grande alegria e com grande satisfação que eu agradeço a todos aqueles que trabalham nessa área e ao presidente da Fapema pela honraria que hoje me é concedida. Muito obrigado! Aproveito a oportunidade para mandar minha congratulação e parabenizar todos aqueles que estão sendo agraciados com essa medalha. Sem dúvida alguma, será uma grande satisfação para eles, como está sendo uma grande satisfação para mim”, discursou José Sarney.
Além do ex-presidente José Sarney, também receberam a a Medalha de Honra ao Mérito Científico do Maranhão a ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, o governador Carlos Brandão, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin, a secretária Natássia Weba e os ex-presidentes da Fapema.
Prêmio Fapema 2024
O Prêmio FAPEMA reconhece as melhores iniciativas de pesquisa no estado, com impacto no desenvolvimento do Maranhão e na melhoria da qualidade de vida da população. Com o tema "Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade para o Maranhão", o evento destacou o papel da Fapema e do governo do Maranhão no fomento à ciência e à tecnologia.
Durante a cerimônia, houve a premiação de 54 pesquisadores, distribuídos em oito categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Popvídeo.
Saiba Mais
- José Sarney é homenageado em evento de exaltação da Língua Portuguesa
- Academias de Letras do Maranhão e Minas homenageiam Sarney em sessão no Convento das Mercês
- Sarney será homenageado na AML pelos 35 anos de valorização da língua portuguesa
- José Sarney: 'o coração da democracia é o Parlamento'
- Carlos Brandão exalta Sarney: "Dedicou a sua vida a servir o Brasil"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.