Inventário Florestal Nacional

SFB: 55% do Maranhão permanece com vegetação natural

Resultados do Inventário Florestal Nacional no estado apontam extensão da cobertura florestal, diversidade de espécies e uso dos recursos naturais pela população.

Imirante, com informações do Serviço Florestal Brasileiro

Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulgou resultados do Inventário Florestal Nacional (IFN) no Maranhão.
Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulgou resultados do Inventário Florestal Nacional (IFN) no Maranhão. (Divulgação / SFB)

SÃO LUÍS - O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulgou ontem (11), durante a Caravana Maranhão do Governo Federal, em São Luís, os resultados do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado. O levantamento mostra que cerca de 55% do território maranhense permanece coberto por vegetação natural, o que representa aproximadamente 16,9 milhões de hectares de florestas nativas, responsáveis pelo armazenamento de 5,5 bilhões de toneladas de carbono e pela manutenção de ecossistemas estratégicos para a regulação climática.

As tipologias predominantes no Maranhão são a Savana Arborizada e a Floresta Ombrófila, reforçando o papel estratégico do estado na regulação climática e na conservação de ecossistemas únicos da Amazônia e do Cerrado.

Além da dimensão ambiental, o levantamento trouxe informações de grande relevância botânica e socioambiental. Foram identificadas 1.417 espécies de plantas, incluindo 135 novos registros para o Maranhão e 11 espécies ameaçadas de extinção. O estudo também destacou a forte relação da população rural com as florestas: 76% utilizam produtos madeireiros, como lenha e estacas, e 67% exploram produtos não madeireiros, como frutos, fibras e óleos. Esses dados reforçam que as florestas maranhenses são essenciais não apenas para a biodiversidade e os serviços ambientais, mas também para a manutenção de modos de vida e culturas tradicionais.

O IFN

O Inventário Florestal Nacional é um processo contínuo e sistemático de coleta e análise de dados sobre as florestas brasileiras. Previsto no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), o IFN é uma ação do Estado coordenada pelo SFB e realizada em parceria com estados, municípios e instituições de pesquisa.

A iniciativa levanta informações detalhadas sobre a estrutura, a composição e a vitalidade das florestas, incluindo estoques de madeira e de carbono, biodiversidade, uso dos recursos naturais e percepção das comunidades locais. Além disso, os dados integram o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), subsidiando políticas públicas, ações de conservação, manejo florestal sustentável, restauração ecológica e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.

Caravana Maranhão

A entrega dos resultados ocorreu no contexto da Caravana Federativa, realizada nos dias 11 e 12 de setembro pelo Governo Federal. A iniciativa itinerante leva representantes de ministérios e bancos públicos para ampliar o acesso da população às políticas públicas e fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.