DESEMPENHO

Maranhão conquista 2º em gestão fiscal no ranking nacional

O desempenho histórico reflete a melhora na gestão fiscal e garantiu ao estado uma subida de quatro posições em relação ao ano anterior.

Ipolítica

Atualizada em 05/11/2025 às 13h57
Governador do MA, Carlos Brandão
Governador do MA, Carlos Brandão (Reprodução)

MARANHÃO - O Maranhão alcançou o segundo lugar no indicador de Resultado Primário do Ranking de Competitividade dos Estados, ficando atrás apenas do Espírito Santo em todo o país. O desempenho histórico reflete a melhora na gestão fiscal e garantiu ao estado uma subida de quatro posições em relação ao ano anterior.

O indicador faz parte do pilar de Solidez Fiscal, no qual o Maranhão também registrou um dos maiores avanços da série histórica, com alta de 18 posições.

O Resultado Primário é calculado pela diferença entre a receita primária (como impostos e contribuições) e a despesa primária (gastos com saúde, educação, infraestrutura e funcionalismo), sem considerar os juros da dívida pública. O valor é dividido pelo PIB nominal do estado, gerando o ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Avanços na gestão fiscal

Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão comemorou o resultado e destacou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal.

“Esse indicador positivo é reflexo de uma gestão responsável e nos permite seguir honrando compromissos e investindo em ações e obras que melhoram a vida dos maranhenses”, afirmou o governador.

Além do bom desempenho no Resultado Primário, o Maranhão também se destacou em outros índices do pilar de Solidez Fiscal:

Despesa com pessoal: pontuação de 98,7, superior à média nacional;

Regra de Ouro: avanço de 15 posições;

Índice de Liquidez: alta de 14 posições;

Solvência Fiscal: melhora de quatro posições.

“Gestão comprometida com metas fiscais”, diz secretário

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, afirmou que o resultado é fruto de um trabalho técnico voltado à transparência, liquidez e qualidade fiscal.

“Cada bom resultado como esse demonstra o quanto a gestão do governador Carlos Brandão é empenhada em cumprir as metas fiscais, garantir governança eficiente e dar mais capacidade ao estado de atrair investimentos”, destacou o secretário.

O desempenho no Ranking de Competitividade reforça o posicionamento do Maranhão como referência em responsabilidade fiscal, mantendo equilíbrio entre gestão de recursos, investimentos públicos e desenvolvimento econômico sustentável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.