MODERNIZAÇÃO

Governo Federal moderniza programa de vale-refeição no MA

Com o novo decreto, o governo busca estimular pequenos comércios, reduzir taxas cobradas por operadoras e diminuir os prazos de repasse dos pagamentos

Ipolítica

Modernização do vale-alimentação alcança 114,8 mil trabalhadores no MA
Modernização do vale-alimentação alcança 114,8 mil trabalhadores no MA (Reprodução)

MARANHÃO - A modernização do vale-alimentação e vale-refeição, promovida pelo novo decreto do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), vai beneficiar diretamente 114,8 mil trabalhadores e 1,2 mil empresas no Maranhão.

Assinada nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida atualiza regras do sistema e garante mais liberdade e transparência no uso dos benefícios.

Com o novo decreto, o governo busca estimular pequenos comércios, reduzir taxas cobradas por operadoras e diminuir os prazos de repasse dos pagamentos a bares, restaurantes, padarias e mercados credenciados.

Em até um ano, o trabalhador poderá usar o vale em qualquer maquininha, sem depender de redes exclusivas — uma mudança considerada histórica para o setor.

“O decreto é bom para supermercados, padarias, restaurantes e para o trabalhador. Se é bom para o trabalhador e é bom para o Brasil, é bom para todos nós”, afirmou o presidente Lula durante a assinatura do texto.

No Maranhão, 901 empresas são beneficiárias e 339 fornecedoras do programa. Entre os trabalhadores atendidos, mais de 107 mil recebem até cinco salários-mínimos.

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) está presente em todo o país, com mais de 327 mil empresas participantes e 22,1 milhões de beneficiários. A modernização pretende fortalecer a economia local, ampliar a competitividade e garantir mais dignidade alimentar aos trabalhadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.