Ciência

Assistir a filmes 3D pode otimizar capacidade cognitiva

Resultados podem ser usados para ajudar a melhorar o desempenho de cirurgiões.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Tempo de reação, também, aumenta.
Tempo de reação, também, aumenta. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Você é daqueles que não gosta ou odeia assistir filmes 3D? Às vezes, a imagem é escura em relação à projeção tradicional; há o incômodo de utilizar os óculos; e as imagens podem levar aos espectadores a tonturas ou dores de cabeça. Um estudo, no entanto, sugere um bom motivo para, na próxima ida ao cinema, você preferir o 3D: as projeções, segundo a pesquisa, aumentam a capacidade cognitiva do cérebro humano.

De acordo com o neurocientista Patrick Fagan, da Universidade Goldsmiths, na Inglaterra, esses espectadores registraram um aumento de 23% da capacidade de processamento cognitivo após assistir a um trecho de uma animação em 3D. O tempo de reação deles, também, aumentou 11%, cinco vezes maior que o registrado em participantes de uma sessão 2D.

Os resultados podem ser usados para ajudar a melhorar o desempenho de cirurgiões e de profissionais que necessitam do ápice de suas funções cognitivas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.