SUÍÇA - Cientistas encontraram um método processo chamado autofagia, que faz com que as células cancerígenas de um tumor no cérebro comecem a se "comerem". O estudo foi feito por pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia.
Para a constatação, os cientistas misturaram antidepressivos tricíclicos com drogas que afinam o sangue. A combinação dos medicamentos fez dobrar o tempo de vida de um rato de laboratório com glioblastoma, tumor maligno mais comum no cérebro, em seus primeiros estágios.
Isoladas, as drogas não apresentaram o mesmo efeito. Vale lembrar que a combinação não curou os ratos, mas atrasou a progressão da doença e modestamente estendeu seu tempo de vida. O tratamento ainda precisa ser melhor estudado e está em fase de avaliação.
Saiba Mais
- Equipe do Brasil ganha prêmio por filtro detector de microplástico
- Programa Futuras Cientistas tem 470 vagas para alunas e professoras
- Brasil teve queda de 7,4% na produção científica entre 2022 e 2021
- Semana de Ciência e Tecnologia ocorre de 18 a 21 de outubro na Praça das Mercês
- Testes em campo de satélite produzido por alunos da UFMA despertam interesse da comunidade local
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.