MUNDO – A partir desta sexta-feira (3), Saturno estará mais brilhante e poderá ser visto com maior facilidade da Terra, com ou sem o uso de telescópios. O planeta ficará em posição oposta ao sol e receberá uma iluminação que o tornará maior que o normal.
O astro vai estar em evidência esta noite, se comprando com a visualização de Marte, que tem chamado atenção nos últimos dias devido à boa visibilidade. Saturno atinge a oposição uma vez a cada 378 dias, sendo que ele leva pouco mais de 29 anos para completar uma volta ao redor do Sol.
Este ano os anéis de Saturno também estarão em evidência. A inclinação de seus anéis está a 26 graus a partir da perspectiva da Terra, tornando-os maiores em quase o dobro do que é o normal, o que favorece a visualização do planeta.
O hemisfério sul também será o felizardo da vez, já que o astro está a sul do equador celeste, e assim permanecerá até 2026, ou seja, nos próximos 10 anos, é o hemisfério sul que verá Saturno mais alto no céu.
Saiba Mais
- Faculdade abre inscrições para curso gratuito de ciência e tecnologia
- Marcos Pontes afirma que Brasil será grande produtor de vacinas
- Estudantes maranhenses participam de maratona nacional de programação
- Estudantes maranhenses criam satélite de sucata e competem em evento nacional
- ONU premia jovem brasileira por projeto sustentável que beneficia o Nordeste
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.