MUNDO - O Consulado do Japão em Belém está recebendo inscrições para bolsas de estudo oferecidas pelo Governo japonês. Estudantes e pesquisadores brasileiros têm a oportunidade de concorrer a bolsas em diversas modalidades, como pesquisa/pós-graduação, graduação, escola técnica e curso profissionalizante.
Para a modalidade de Pesquisa/Pós-graduação, os requisitos incluem ser brasileiro, ter até 34 anos até 1º de abril de 2025, ter ensino superior completo, conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa, e experiência em iniciação científica.
Já para a Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante, é necessário ser brasileiro, ter até 24 anos até 1º de abril de 2025, ter ensino médio completo, e possuir conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa.
O processo seletivo inclui análise de documentos, provas escritas e entrevistas em inglês e/ou japonês. Os benefícios das bolsas incluem um valor mensal entre R$ 4mil e R$ 5mil, passagens aéreas de ida e volta ao Japão, e pagamento das despesas escolares.
Desde a década de 70, cerca de 193 estudantes e pesquisadores dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá viajaram ao Japão para estudar e realizar pesquisas. Após a conclusão dos cursos, retornaram ao Brasil, contribuindo para o desenvolvimento local.
Na última seleção, realizada em 2023, três bolsistas foram aprovados na modalidade de pesquisa/pós-graduação: Cássia Moraes (Universidade de Hokkaido), José Vicente Raiol (Universidade de Osaka) e Thalita Bastos (Universidade de Teikyo).
Cássia, que já está no Japão, afirma: "Eu conhecia o programa de bolsas há alguns anos, mas, por considerar muito concorrido, não tinha coragem de tentar até 2023. Foi uma grata surpresa ser aprovada. Para os futuros candidatos, meu conselho é: não tenham medo de tentar e não desistam se falharem algumas vezes."
José Raiol, também aprovado, conta: "Participei do processo seletivo desde 2017 e finalmente fui aprovado em 2023. Com paciência e perseverança, se vai longe."
As inscrições estão abertas até 24 de maio para Pesquisa/Pós-graduação e serão abertas em junho para Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante. Os interessados devem se atentar aos documentos necessários, que incluem formulário de inscrição, diploma/certificado e histórico escolar, carta de recomendação, e projeto de estudo/redação em inglês, entre outros.
Os documentos de inscrição devem ser entregues pessoalmente ou via correio/transportadora no
Consulado do Japão em Belém, localizado na Av. Magalhães Barata, 651 - 7º andar - Bairro São Braz CEP 66060-281 Belém-PA.
Além disso, o Consulado também disponibiliza um site para quem deseja entender mais sobre o programa de estudos.
Saiba Mais
- Maranhenses podem disputar bolsas de estudo gratuitas para mulheres em Londres
- Maranhenses podem concorrer a 1 mil bolsas gratuitas para programa que fornece habilidades sustentáveis para o mercado ESG
- Governo do Japão oferta bolsas de estudo em universidades japonesas; maranhenses podem participar
- Maranhenses podem concorrer a 75 mil bolsas de desenvolvimento de software; saiba como participar
- Capes antecipa pagamento das bolsas de pós-graduação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.