PLAINS (ESTADOS UNIDOS) - O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, morreu neste domingo (29), aos 100 anos. Carter estava sob cuidados paliativos desde fevereiro de 2023 em sua casa em Plains, Geórgia, a mesma cidade onde nasceu.
"Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta. Meus irmãos, minha irmã e eu o compartilhamos com o mundo por meio dessas crenças comuns. O mundo é nossa família pela maneira como ele uniu as pessoas, e agradecemos por honrar sua memória continuando a viver essas crenças compartilhadas", disse seu filho, Chip Carter, em um comunicado.
Jimmy Carter, filiado ao Partido Democrata, foi senador e governador do estado da Geórgia antes de se tornar o 39º presidente dos Estados Unidos, o que ocorreu após a vitória nas eleições de 1976. Carter esteve no cargo entre 1977 e 1980, quando tentou se reeleger, mas foi derrotado pelo republicano Ronald Reagan.
Após a passagem pela presidência dos Estados Unidos, Jimmy Carter ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2002, em reconhecimento ao seu "esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social".
Saiba Mais
- Morre Ney Latorraca, aos 80 anos, em decorrência de agravamento de câncer
- Morre Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro, aos 89 anos
- Morre o ex-vereador e empresário Benedito Pires
- Morre o maestro e compositor Marlos Nobre, aos 85 anos
- Morre, aos 60 anos, professor Junerlei Dias, do departamento de Comunicação Social da UFMA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.