Apoio internacional

Líderes europeus vão acompanhar Zelenski em encontro com Trump

Chanceler da Alemanha, primeiro-ministro do Reino Unido, primeira-ministra da Itália e presidente da Comissão Europeia vão acompanhar Zelenski na reunião.

Ipolítica, com informações do Estadão

Zelenski será acompanhado por líderes europeus em reunião com Trump
Zelenski será acompanhado por líderes europeus em reunião com Trump (O Globo)

EUA - Emmanuel Macron, presidente da França; Friedrich Merz, chanceler da Alemanha; Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido; Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália; Mark Rutte, secretário-geral da OTAN; e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estarão lado do presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, na reunião com o presidente Donald Trump agendada para esta segunda-feira (18), na Casa Branca.

Os líderes europeus demonstrarão apoio à Ucrânia no ato, numa tentativa de busca por paz entre a nação e a Rússia, que estão em guerra desde 2022.

O objetivo é também fazer com que o presidente da Ucrânia não seja obrigado a ceder territórios importantes à Rússia.

Ontem (16), após o encontro com o líder russo Vladimir Putin, o presidente americano defendeu que a Ucrânia ceda territórios para alcançar o fim da guerra, afirmando que " Rússia é uma potência, eles não".

A declaração não foi bem recebida pelo ucraniano e por outras lideranças europeias.

No encontro desta segunda, os líderes europeus querem evitar a repetição do encontro tenso entre Zelenski e Trump no mês de fevereiro, quando houve forte repercussão na mídia internacional.

"A pedido do presidente Zelenski, participarei da reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã”, disse Von der Leyen, chefe do braço executivo da União Europeia.

“Nosso apoio inabalável à Ucrânia continuará enquanto for necessário”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em nota divulgada neste sábado por seu gabinete. O documento elogia os esforços de Donald Trump, mas sinaliza que é importante envolver a Ucrânia na discussão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.