JACARTA, INDONÉSIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (23) que disputará um quarto mandato à Presidência da República nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante discurso na capital da Indonésia, Jacarta, onde o petista cumpre agenda oficial de compromissos e assinou uma série de acordos de cooperação com o presidente Prabowo Subianto.
“Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Digo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes”, afirmou Lula, acrescentando que pretende fortalecer ainda mais a relação entre Brasil e Indonésia caso seja reeleito. “Quero fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja por demais valorosa”, completou Lula.
O anúncio da nova candidatura marca o primeiro aceno público de Lula sobre as eleições de 2026.
Brasil e Indonésia firmam acordos de cooperação
A declaração foi feita durante cerimônia em que os dois países firmaram memorandos e parcerias nas áreas de agricultura, energia, comércio, defesa, ciência, tecnologia e educação. Segundo Lula, a cooperação reforça o papel estratégico de Brasil e Indonésia como potências emergentes do Sul Global e membros do G20 e do Brics.
O presidente brasileiro destacou que o comércio entre os dois países cresceu mais de três vezes nas últimas duas décadas, passando de US$ 2 bilhões para US$ 6,5 bilhões, mas classificou o volume como “ainda tímido” diante do potencial dos dois mercados, que somam quase 500 milhões de habitantes.
Lula também defendeu uma reforma do Conselho de Segurança da ONU, criticou o protecionismo comercial e voltou a condenar o genocídio em Gaza, afirmando que Brasil e Indonésia compartilham o mesmo posicionamento em defesa da solução de dois Estados no conflito do Oriente Médio.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.