pesquisa

Cientistas acham novo planeta do tamanho da Terra e com chances de ser habitável

A descoberta foi feita através de dados coletados em 2017 por uma missão do telescópio espacial Kepler da NASA.

Imirante.com, com informações da Nasa

Atualizada em 29/01/2026 às 14h00
Planeta HD 137010 b tem tamanho similar ao da Terra e pode estar em uma zona habitável
Planeta HD 137010 b tem tamanho similar ao da Terra e pode estar em uma zona habitável (Foto: NASA/JPL-Caltech/K. Miller (Caltech/IPAC))

MUNDO - Um novo estudo internacional revelou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, com cerca de 50% de chance de estar em uma zona habitável. O corpo celeste, denominado HD 137010 b, está localizado a aproximadamente 146 anos-luz de distância e orbita uma estrela semelhante ao Sol.

A pesquisa foi publicada esta semana no periódico Astrophysical Journal Letters e contou com a participação de cientistas da Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Condições climáticas e órbita

Segundo os especialistas, além das características físicas próximas às da Terra, o planeta apresenta condições climáticas comparáveis às de Marte.

Outro ponto que chama atenção é sua órbita: o HD 137010 b completa uma volta em torno de sua estrela em cerca de 355 dias, muito próximo ao ciclo terrestre de 365 dias.

Como foi feita a descoberta

A identificação do planeta ocorreu a partir de dados coletados em 2017 pela missão do telescópio espacial Kepler, da NASA. O HD 137010 b foi detectado quando cruzou brevemente em frente à sua estrela, provocando um rápido evento de escurecimento.

Entre os destaques da descoberta:

  • Planeta do tamanho da Terra.
  • Localizado a 146 anos-luz de distância.
  • Órbita de 355 dias, semelhante à terrestre.
  • Condições climáticas comparáveis às de Marte.
  • 50% de chance de estar em zona habitável.

Participação de cientistas cidadãos

Inicialmente, o planeta foi identificado por cientistas cidadãos, incluindo um estudante de ensino médio. Posteriormente, equipes de astrônomos profissionais de diferentes países passaram a analisar os dados, confirmando o potencial da descoberta.

'O que é realmente empolgante nesse planeta do tamanho da Terra é que sua estrela está a apenas [cerca de] 150 anos-luz do nosso sistema solar. O próximo melhor planeta ao redor de uma estrela semelhante ao Sol, em uma zona habitável, [ Kepler-186f ] está cerca de quatro vezes mais distante e é 20 vezes mais fraco', conta a pesquisadora Chelsea Huang, da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, uma das autoras do estudo.

Planeta candidato

Apesar das evidências, o HD 137010 b ainda é considerado um planeta candidato. Novas observações e análises serão necessárias para confirmar se ele realmente se encontra em uma zona habitável e se pode reunir condições para abrigar algum tipo de vida.

'Sol' menos brilhante e mais frio

A estrela em torno da qual HD 137010 b orbita é mais fria e menos brilhante que o Sol, o que significa que a temperatura da superfície desse planeta é mais semelhante à de Marte, podendo estar potencialmente abaixo de -70°C.

Em uma análise para o The Guardian, a cientista Sara Webb, astrofísica da Universidade de Swinburne, que não participou do estudo, chamou a descoberta de 'empolgante'.

Ela destaca que embora o planeta 'esteja muito próximo no grande esquema da nossa galáxia, se tentássemos chegar lá, levaríamos dezenas de milhares, senão centenas de milhares de anos viajando nas velocidades atuais'.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.