Presidência

Donald Trump tomará posse na presidência dos EUA nesta segunda-feira

A cerimônia de posse de Trump contará com juramento, desfiles e bailes, mas precisou passar por alterações por causa do frio extremo previsto para hoje.

Ipolítica, com informações da CNN

Trump tomará posse na presidência dos EUA nesta segunda-feira (foto: Internet)

ESTADOS UNIDOS - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será empossado nesta segunda-feira no comando da nação para o seu segundo mandato. A cerimônia oficial ocorrerá em Washington e contará com autoridades de várias nações. 

Ele vai suceder Joe Biden, que ficou na presidência do país pelos últimos quatro anos. 

A cerimônia é extensa e vai contar com juramentos, discursos, desfiles e bailes, além de entrevistas coletivas. Trump vai se mudar com a família para a residência oficial de presidente, que fica na famosa e tradicional Casa Branca.

Há um frio extremo em Washington, e por esse motivo, a prefeita Muriel Bowser declarou neste domingo estado de emergência. A expectativa dos órgãos de meteorologia é de que a temperatura atinja nível recorde. 

Continua após a publicidade..

Foi justamente essa condição - de frio extremo -, que fez com que Trump alterasse a cerimônia que ocorreria na fachada do Capitólio para dentro da rotunda do mesmo edifício. Já o desfile ocorrerá pela avenida Pennsylvania até a arena Capital One.

Será a primeira vez desde a segunda posse de Ronald Reagan em janeiro de 1985 que o evento será transferido para um local fechado.

Inicialmente cerca de 220 mil pessoas assistiriam à posse da frente do Capitólio dos EUA. Agora, apenas uma fração deve ver as cerimônias dentro da arena Capital One de 20 mil lugares – local onde a posse será transmitida e os artistas e participantes do desfile devem se apresentar.

Trump fará o juramento de posse, administrado pelo Chefe de Justiça dos Estados Unidos John Roberts, e deverá ser empossado por volta das 14 horas do horário de Brasília. Após a posse, Trump deve fazer um discurso no qual ele afirmou que abordará ordens executivas e promessas de campanha que colocaria em vigor no novo governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.