DE VOLTA

Justiça suspende redução de vereadores em São João do Caru

Em outubro, foram eleitos 11 vereadores no município, no entanto, o juiz ordenou a retotalização dos votos em 29 de novembro

Ipolítica

Vereadores que vão assumir os cargos
Vereadores que vão assumir os cargos (Ipolítica)

SÃO JOÃO DO CARÚ -  A Justiça Eleitoral do Maranhão, por meio do juiz Ferdinando Serejo, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), determinou a suspensão da decisão que havia reduzido o número de vereadores eleitos em São João do Caru. A decisão anunciada nessa quarta-feira o entendimento anterior do juiz da 78ª Zona Eleitoral.

Em outubro, foram eleitos 11 vereadores no município, no entanto, o juiz Philipe Silveira Carneiro da Cunha ordenou a retotalização dos votos em 29 de novembro, após solicitação do Ministério Público.

 A medida excluiu os candidatos Juça (PL) e Marquinhos do Messias (PP) da lista de eleitos, reduzindo as cadeiras de 11 para 9.

Novamente procurada pelo Ipolítica, a vereadora Juça decidiu não se manifestar até o julgamento final, marcadado para o dia 29 de janeiro, próxima quarta-feira. 

Na decisão, o juiz Ferdinando Serejo orientou o juiz da 78ª Zona Eleitoral a realizar uma nova retotalização dos votos, considerando o total de 11 vagas. Em seguida, a diplomação dos vereadores eleitos deverá ser efetuada dia 04 de feveiro de 2025 com base nos quocientes recalculados.

Com a decisão de novembro, Marquinhos disse ao Ipolítica se sentir injustiçado pela decisão, visto que ocorreu após as eleições. 

“Está sendo difícil para mim entender como a Justiça Eleitoral permite que 11 vereadores disputem as eleições e após o resultado, vem com essa redução. Se fosse antes, até entenderia”, disse Marquinhos do Messias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.