Fatalidade

Criança de três anos morre engasgada na Grande São Luís; vítima tinha paralisia cerebral

O caso aconteceu nesta quarta-feira (3), em São José de Ribamar.

Imirante.com

A criança foi identificada como Alberth Lorran Sá Souza.
A criança foi identificada como Alberth Lorran Sá Souza. (São José de Ribamar)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Uma criança de apenas três anos de idade morreu engasgada, nesta quarta-feira (3), em São José de Ribamar. A criança, que possuía paralisia cerebral, foi identificada como Alberth Lorran Sá Souza e estava sendo alimentada pela mãe. Alberth era natural do município de Mirinzal, no Maranhão.

Segundo os relatos feitos pela mãe da criança à Policia Civil do Maranhão (PC-MA), ao perceber que o filho estava passando mal, ela realizou algumas ações de primeiros socorros imediatamente, na tentativa de desengasgar o menino.

As tentativas da mãe, entretanto, não tiveram resultados eficazes e a mulher não conseguiu socorrer a criança. Alberth foi levado para o Hospital Municipal de São José de Ribamar mas, no local, ficou constatado que o menino já estava sem vida.

Manobra de heimlich

A manobra de “Heimlich” consiste em um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.

Quanto tempo podemos fazer a manobra?

Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda!

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Polícia Militar: 190

Engasgos com bebês

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.