SÃO PAULO - Mulheres que têm períodos menstruais irregulares são mais propensas a ter função pulmonar anormal e asma, segundo recente estudo norueguês. Estudos anteriores já vinham mostrando uma ligação entre anormalidades nas vias aéreas e irregularidades nos hormônios sexuais.
Nessa pesquisa do Haukeland University Hospital, os autores descobriram que as mulheres com ciclos menstruais irregulares e/ou ciclos mais longos do que 32 dias tinham maior probabilidade de ter asma e os sintomas relacionados, além de menor função pulmonar, do que mulheres com ciclos normais. Além disso, eles notaram que os efeitos nos sintomas da asma eram intensificados com a obesidade e com o sedentarismo. Por isso, recomendam que mulheres com menstruação irregular e que não se exercitam diariamente passem por testes da função pulmonar.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.