Tratamento para câncer de mama pode ser ineficaz, diz estudo

France Presse

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

CHICAGO - O tratamento com Taxol, amplamente prescrito junto com a quimioterapia para curar as mulheres que sofrem de câncer de mama, não é eficaz em grande quantidade de pacientes, de acordo com um estudo americano.

O Taxol costuma ser prescrito para as mulheres que apresentam câncer de mama, em um coquetel de medicamentos destinado a limitar o ressurgimento da doença.

Segundo os autores do estudo, publicado pelo "New England Journal of Medicine", esse tratamento seria eficaz apenas em mulheres contra um tumor específico (HER2-positivo), o que corresponde a cerca de 20% dos casos.

O tratamento não parece ser eficaz nas mulheres que sofrem outros tipos de câncer, afirmam os pesquisadores, destacando, porém, que esses resultados são preliminares e que seria prematuro deixar de utilizar o Taxol.

Se estudos posteriores confirmarem essa descoberta, um simples teste molecular permitirá selecionar as pacientes que poderão aproveitar o tratamento. Para as outras, será possível evitar os efeitos colaterais de uma quimioterapia (supressão do sistema imunológico, perda de cabelo ou degradação do sistema nervoso).

"Com estes dados, esperamos poder concentrar a quimioterapia nas pacientes mais suscetíveis de obter um benefício", explicou o diretor da clínica oncológica da Universidade de Michigan, Daniel Hayes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.