EUA - Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, revelaram em um estudo divulgado nesta segunda-feira que o sangue pode ajudar as pessoas a pensar, além de exercer o conhecido papel de transportar nutrientes e oxigênio para as células do cérebro.
Segundo pesquisadores a passagem do sangue pelo cérebro pode afetar a forma como os nervos transmitem sinais a outras partes do corpo, e pode regular a forma como a informação passa pelo cérebro.
O filósofo grego Aristóteles, acreditava que o sistema circulatório era responsável por pensamentos e emoções. Mas segundo os pesquisadores americanos, "ninguém nunca inclui o fluxo de sangue em modelos do processamento de informações no cérebro".
Se a teoria for confirmada, esse conhecimento pode ser útil para tratamentos de doenças que afetam o cérebro, como mal de Alzheimer, esquizofrenia e epilepsia, que poderiam ser causadas por mudanças na rede de vasos sangüíneos que alimentam o cérebro.
Com informações da BBC Brasil.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.